Cidades

Mesmo com chuvas reservatórios do DF continuam baixando

Quando qualquer um dos reservatórios alcançar o limite de 25% do volume útil será implantada Tarifa de Contingência em cima da conta de luz, o que aumentará o valor da conta em 20%

Luiz Calcagno
postado em 21/10/2016 10:47
As chuvas chegaram causando estragos na Capital Federal. Ainda assim, o nível da Barragem do Descoberto continua a cair, agravando ainda mais a crise hídrica. O volume útil do reservatório atingiu, na manhã desta sexta-feira (21), 25,74% do total. Quando a medida chegar a 25%, moradores do Distrito Federal estarão sujeitos ao pagamento de taxa extra pelo consumo de água.

Leia mais notícias em Cidades

[SAIBAMAIS]Nesta quinta (20), pela primeira vez, a Barragem operou na casa dos 25%. No fim da tarde de ontem, a medição da Agência Reguladora de Água do Distrito Federal (Adasa) indicava 25,95%. Na última semana, o reservatório ficou abaixo dos 30% pela primeira vez na história. Além de medidas de racionamento, a expectativa, caso não chova, é de que a população do DF enfrente taxas extras de consumo em breve.

O nível da Barragem de Santa Maria também cai diariamente, e está em 43,11%. O reservatório nunca chegou a uma marca tão baixa desde a sua construção. Segundo o Governo do Distrito Federal (GDF), quando qualquer um dos reservatórios alcançar o limite de 25% do volume útil será implantada Tarifa de Contingência, ou taxa extra, em cima da conta de luz, o que aumentará o valor da conta em 20%. Se o nível de um dos reservatórios chegar a 20%, a capital entrará oficialmente em estado de racionamento. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as chuvas de maior volume só acontecerão em novembro.

Segundo cálculos da Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb), 60% dos imóveis residenciais pagarão pelo acréscimo, pois, consomem mais de 10 mil litros de água por mês. Uma vez instituída, a cobrança vale até a edição de outra resolução da Agência Reguladora de Águas (Adasa) cessando a tarifa. O que significa que mesmo que o reservatório suba e saia dos 25%, a taxa continua valendo até a agência julgar necessário. Atualmente o DF consome 16 bilhões de litros mensais de água. A previsão da Adasa é que a tarifa de contingência gere uma economia mensal de 15%, ou seja, 2,4 bilhões de litros.

TIRA-DÚVIDAS

Quem vai pagar a tarifa de contingência?
Consumidores residenciais e comerciais que gastarem mais de 10 mil litros por mês.

Quando a tarifa vai ser cobrada?
A partir do momento que o reservatório do Descoberto chegar ao nível de 25% do volume.

Qual será o valor?
Contas acima de 10 mil litros terão acréscimo de 40% no valor cobrado pela água. Como a fatura é composta por água e esgoto, o impacto no preço final será de 20%.

Como vai vir na fatura?
O modelo será similar à cobrança das bandeiras tarifárias na energia elétrica. Ou seja, o consumidor vai saber quanto está pagando por consumir mais água. Porém, o valor será somado e pago no mesmo código de barras.

Quem tem isenção?
Consumidores que gastam menos de 10 mil litros de água por mês, hospitais, hemocentros, centros de diálise, pronto-socorro, asilos e presídios.

E os consumidores comerciais?

A tarifa comercial já é mais alta do que a residencial. Dessa forma, esse grupo pagará 20% a mais sobre o valor da água se consumir mais de 10 mil litros. Como a fatura é dividida com saneamento, o impacto na quantia final será de 10%.

Como a tarifa vai funcionar no caso dos condomínios sem hidrômetro?

Para composição da tarifa, a Caesb divide o consumo pela quantidade de unidades. Se o consumo por unidade for superior a 10 mil litros, o condomínio paga a tarifa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação