Cidades

Protesto contra o fim das vaquejadas interdita faixas da Eixo Monumental

postado em 25/10/2016 08:39


Quem transita pela Área Central de Brasília deve ficar atento as mudanças no trânsito nesta terça-feira (25/10). O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) interditou duas faixas do Eixo Monumental nos dois sentidos para a passagem da cavalgada da ;Mobilização Nacional em Apoio à Cultura Nordestina;, que protesta contra o fim das vaquejadas no país. A interdição é da Rodoviária do Plano Piloto até o Congresso Nacional.

Enquete: Qual sua opinião sobre a vaquejada?


Com a interdição, alguns pontos apresentam lentidão no trânsito, como o Eixão Sul. Equipes do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (Bptran) monitoram o trânsito em toda a região. Segundo a corporação, o policiamento também será reforçado na área central de Brasília nesta terça-feira.





O ato em Brasília é uma reação a decisão tomada no último dia 6 pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que derrubou uma lei do Ceará que regulamentava a vaquejada. Na ocasião, os ministros pesaram que a atividade coloca os animais em riscos, e assim, fere o meio ambiente. Os manifestantes defendem que a vaquejada faz parte da cultura regional. A decisão se refere a todo o país.

Acompanhe o trânsito no DF

Programação da Vaquejada

8h - Missa do vaqueiro (Catedral de Brasília).

10h - Ato público em frente ao Congresso Nacional.

12h - Vaqueiros em trajes típicos receberão a benção na Catedral de Brasília.

17h - Concentração em frente ao Congresso Nacional para a Grande Cavalgada "Vaquejada Legal", com retorno ao mesmo local.

18h - Ave Maria, interpretada por artistas, em homenagem aos vaqueiros e cavaleiros do Brasil.

19h - Manifestação com grandes artistas musicais do Nordeste em apoio à Vaquejada legal.

21h - Término das atividades.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação