Otávio Augusto
postado em 26/10/2016 16:59
A Secretaria de Saúde escalou a subsecretária de Gestão de Pessoas, Jaqueline Carneiro Ribeiro, e a presidente da Comissão do Ponto, Carolina Holanda, para explicar o roubo de informações no sistema de frequência da pasta. O Executivo local descarta a possibilidade de falha no sistema. O Correio revelou, na manhã desta quarta-feira (26/10), que dados do Sistema Forponto ; registra a produtividade dos servidores ; desapareceram.
Apesar do transtorno, a Secretaria de Saúde garante que mantém um backup de dados atualizado desde 2013 e que o prejuízo será pontual. "Os dados que provavelmente perdemos totalmente são os de quinta e sexta-feira. Desde de então, o sistema está suspenso para evitar danos. A marcação dos pontos dos servidores está sendo armazenada nos coletores dos postos de trabalho", explica Jaqueline.
[SAIBAMAIS]Sem as referências, a pasta não tem como analisar a presença dos servidores, contabilizar as horas trabalhadas, medir as horas extras, entre outras informações. O deficit prejudica sobretudo o pagamento de horas extras.
Durante o fim de semana, técnicos da pasta tentaram restabelecer o sistema. "Acreditamos em uma ação intencional. É difícil ter sido uma falha no sistema. Suprimiram dados pontuais de ocorrência", detalha Carolina.
Cobrança
A Secretaria de Saúde admite falhas na cobrança de faltas injustificadas. Em um único caso, um servidor faltou ao trabalho 40 dias e não teve nenhum tipo de desconto na folha de pagamento. "Há dois meses, intensificamos a cobrança de faltas injustificadas. Alguns servidores têm o hábito de negociar com as chefias esses acordos oficiosos", detalha Jaqueline.
O Executivo local não sabe estimar de quanto é o prejuízo da não cobrança das faltas injustificadas. O cálculo não pode ser feito sem dos dados do Forponto.
A Polícia Civil apura o caso. A Secretaria de Saúde diz que, se algum servidor tiver o envolvimento comprovado, poderá haver penalidades.
Desde sexta-feira (21), o Forponto foi interrompido para não prejudicar as investigações. Não há previsão de quando o serviço será restabelecido. Os coletores de pontos podem armazenar informações por até um mês, segundo a subsecretária de Gestão de Pessoas.