Cidades

Dad Squarisi lança "No reino da bicharada-fábulas recontadas" na Bienal

Conheça 45 histórias, protagonizadas pela bicharada, que têm muito a dizer sobre a vida que levamos; alunos do colégio Indi Bibia foram os primeiros a conhecer o trabalho e aprovaram

Jéssica Gotlib
postado em 29/10/2016 11:36

Dad Squarisi lança

Você sabe o que é uma fábula? São aquelas narrativas que envolvem bichos falantes que, em geral, estão enfrentando alguma situação de conflito. O fim é sempre marcado por uma lição, chamada moral da história. Foi para resgatar alguns desses contos que a jornalista e escritora Dad Squarisi escreveu No reino da bicharada ; fábulas recontadas. O livro tem 45 contos e mostra, em cada página, a moral da história e um acontecimento do cotidiano que esteja ligado a elas. O lançamento para o público será hoje, na 3; Bienal do Livro e da Leitura de Brasília, quando a autora conversará com os leitores e autografará exemplares.

O Super! fez um pré-lançamento nesta semana na escola Instituto Natural Desenvolvimento Infantil (Indi Bibia) para os alunos de 3;, 4; e 5; anos.

Confira tudo o que rolou por lá e tenha um aperitivo do livro

Papo cabeça
Durante o fim da manhã, os estudantes se sentaram na biblioteca e começaram a conhecer o livro, mas engana-se quem acha que eles só ouviram. Dad contou algumas histórias, mas também se revezou com os alunos na função. Teve até quem contasse fábulas da vida real!

Fábulas não são só os contos que envolvem bichos, podem ser também todas as histórias que contamos, mas que não aconteceram na realidade, explicou a jornalista, quando uma das alunas narrou uma trama que, no lugar de animais como personagens, tinha sentimentos (amor, sabedoria, felicidade e egoísmo).


Alguns contos que estão no livro foram lembrados pelos estudantes, como a história A raposa e as uvas ; em que o bicho saiu falando mal das frutas depois de muito tentar e não conseguir colhê-las para matar a fome. A moral da fábula, concluíram Dad e as crianças, é que ;quem desdenha quer comprar;. Alguns alunos escolheram ler as fábulas escritas. Uma das preferidas foi O patinho feio, que conta como um filhote de cisne foi rejeitado após ser criado em uma família de patos. A lição que todos aprenderam foi que é preciso aprender a conviver e respeitar as diferenças.

Depois de cada narrativa ficcional, Dad pediu para os alunos lembrarem uma história da vida deles que tinha uma moral semelhante. Houve muitos comentários. Irmãos que brigavam e competiam entre si que aprenderam que deveriam conviver melhor, amigos que aprontaram juntos na hora do recreio; Em resumo, todos tivemos atitudes que podem ser repensadas de uma maneira divertida com a leitura das fábulas. Os estudantes também fizeram perguntas à escritora, que prontamente respondeu.

Sobre a inspiração para o livro, ela disse:; Escrever é parte da minha profissão.


Esse projeto nasceu lá no jornal, quando a editora do caderno Super! me convidou para fazer uma coluna para crianças. Eu pensei: do que eles gostam? Tanto adultos quanto crianças gostam de ouvir histórias. Comecei com um projeto sobre mitologia grega e, depois, veio esse das fábulas. São 150 histórias, as primeiras 45 estão neste livro, as outras serão publicadas em outros volumes. Dad contou ainda que outros projetos dela devem ser publicados neste ano: Os três porquinhos e o lobo esportista, que conta o que aconteceu depois que o Lobo Mau destruiu a casa de dois deles; e Os grandes amores da mitologia, com 12 dos principais romances dos clássicos contos gregos para o público infantojuvenil.

Participe!
ançamento do livro No reino da bicharada ; fábulas recontadas. Hoje, às 17h, no estande da editora Arco Íris, na 3; Bienal do Livro e da Leitura, de Brasília, no Estádio Nacional Mané Garrincha.

Leia
No reino da bicharada ; fábulas recontadas
Entenda por que a raposa desdenhava as uvas, a lebre perdeu para a tartaruga, a cigarra não poderia viver só de diversão, e o que tudo isso tem a ver com sua vida. São 45 histórias para se divertir e refletir.
Autora: Dad Squarisi
Ilustradora: Adriana Nunes
Editora: Outubro Edições
56 páginas
R$ 30

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação