Cidades

Moradores do DF justificam voto sem filas neste domingo

Reportagem foi até postos de justificativa e não há registro de tumultos

postado em 30/10/2016 11:09

Moradores do DF justificam voto sem filas neste domingo

Os moradores de Brasília que precisaram ir às urnas para justificar o voto neste domingo (30/11), dia de segundo turno das eleições, não enfrentaram filas. O Correio esteve em alguns postos e não há registro de tumultos.

No Pátio Brasil, por exemplo, há 23 urnas e está bem vazio, e poucos mesários estão sendo solicitados para fazer atendimento. No Núcleo Bandeirante, há apenas seis urnas para atender os eleitores, mas também não há registro de filas. Para justificar o voto, o tempo é de 3 a 5 minutos. No Shopping Conjunto Nacional, eleitores justificam o voto rapidamente nas 30 urnas disponíveis.

Nos postos, há formulários de justificativa, então não é necessário imprimir o documento pela internet.

Orientações

Quem está em Brasília e não conseguir se deslocar para o município onde está inscrito para votar pode se justificar em um dos 11 postos espalhados pela cidade. Para isso, o eleitor deve levar um documento com foto, o título de eleitor e o formulário de justificativa, que pode ser impresso pelo site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O rodapé do formulário deve ser assinado apenas na frente do mesário.

No 1; turno, os eleitores reclamaram de filas nos locais de justificativa, mas, segundo o assessor de Planejamento do Tribunal Regional Eleitoral, Marcello Souto Mayor, apesar desse problema, o andamento foi considerado razoável, com média de 30 minutos por atendimento. Ele acredita que a situação tende a ser melhor hoje porque há menos cidades que precisam de outro turno para definir os chefes do Executivo local. ;Cerca de 55 mil pessoas justificaram a ausência do voto no 1; turno, mas a expectativa é que, no máximo, 20 mil se direcionem aos postos neste 2; turno;, afirmou Marcello.

Caso não seja possível justificar no dia da votação, o eleitor tem um prazo de 30 dias para comparecer ao Cartório Eleitoral. Entre as consequências previstas para quem não justificar, estão o impedimento da emissão de passaporte e da Carteira de Identidade, de realizar concursos ou provas que visem cargos públicos e de fazer matrículas em instituições reconhecidas pelo governo. A falta de justificativa em três eleições seguidas pode resultar na perda definitiva do título eleitoral.

Veja onde justificar:

Asa Norte
Conjnto Nacional de Brasília
Asa Sul
Pátio Brasil Shopping
Rodoviária Interestadual
Paranoá
Salão de Múltiplas Funções da Administração Regional do Paranoá
Gama
Faciplac
Sobradinho
Centro Educacional La Salle
Núcleo Bandeirante
Salão Comunitário do Núcleo Bandeirante
Samambaia
Centro de Ensino Fundamental 404
Águas Claras
Faculdade Anhanguera
Ceilândia
Fundação Bradesco

Com informações de Renata Rusky.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação