Cidades

PM cumpre mandado de desocupação do Colégio Cemab, em Taguatinga

A escola está ocupada desde a quinta-feira, (27/10). Os alunos são contrários a reforma do ensino médio e a PEC 241, que limita os gastos públicos pelos próximos 20 anos

Hellen Leite
postado em 01/11/2016 07:16
A escola está ocupada desde a quinta-feira, (27/10). Os alunos são contrários a reforma do ensino médio e a PEC 241, que limita os gastos públicos pelos próximos 20 anos

[SAIBAMAIS]Oficiais de justiça, com apoio da Polícia Militar do DF, cumpriram na manhã desta terça-feira, (01/11), um mandado de desocupação do Colégio Centro de Ensino Médio Ave Branca (CEMAB), emTaguatinga. Todas as ruas que dão acesso a escola foram bloqueadas. A polícia, o Conselho Tutelar e o secretário de educação, Júlio Gregório Filho, negociaram com os estudantes para que saída da escola acontecesse de forma pacífica.

A Polícia Militar não encontrou dificuldades para desocupar a escola. De acordo com o coronel Júlio Cesar de Oliveira, comandante do batalhão escolar, os alunos acataram a decisão judicial de forma tranquila. "Todos entenderam as consequências em desrespeitar a ordem e decidiram não entrar em conflito. Não foi encontrado nada de ilícito na escola. Além disso, parte dos estudantes que estavam dentro da unidade nem faziam parte do Cemab", afirma Júlio. Aproximadamente 150 policiais da corporação participaram da operação.

Alunos deixam a escola, após cinco dias de ocupação

A instituição estava ocupada por 65 pessoas, entre estudantes, pais e professores, desde quinta-feira, (27/10), e foi uma reação a medida provisória que reforma o ensino médio e a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241, que impõe limite aos gastos públicos pelos próximos 20 anos. As aulas na instituição estão previstas pra voltar na quinta-feira (3/11). Policiais Militares irão fazer a guarda da escola até o retorno das aulas, para evitar novas ocupações.

Na noite de segunda-feira, (31/10), uma confusão acirrou os ânimos entre os estudantes da instituição. Alunos que são contra a ocupação, pularam os muros e entraram em confronto com os estudantes que estavam no local. A Polícia Militar foi acionada e negociou com os estudantes para resolver o conflito.

Sete escolas estão ocupadas em todo o Distrito Federal. Na noite de ontem, estudantes da Universidade de Brasília (UnB), também decidiram, em assembleia, ocupar o espaço da universidade.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação