Cidades

Área de 30 mil metros quadrados é desocupada no Guará nesta quinta-feira

Operação foi comandada pela Agefis após denúncias de moradores. Foram retirados do local barracos onde moravam catadores

postado em 03/11/2016 15:57
Havia muito lixo espalhado pelo local
Na manhã desta quinta-feira (3/11), a Agência Fiscalizadora do Distrito Federal (Agefis) e outros órgãos da administração pública realizaram uma ação de desocupação em vários pontos do Guará. Os barracos de madeirite e telha estavam nas quadras QE 1 (Lucio Costa), QE 34 e QE 38 e na entrequadra 26/28. De acordo com o administrador regional André Brandão, a Ouvidoria do governo recebeu denúncias da própria população.

;As ocupações estão bem no início e é fundamental essa operação agora para que não haja expansão;, destacou o administrador. A maior parte das casas estavam na QE 38. Cerca de 30 mil metros quadrados foram recuperados. As edificações eram de catadores de material reciclável, que usavam a área também para armazenar resíduos e entulho.
André Brandão ainda chama a atenção para a quantidade de lixo que havia no local e fala sobre focos de dengue, zika vírus e febre chikungunya. ;Há muito lixo espalhado, o que pode facilitar a proliferação de insetos e de animais causadores de doenças, como ratos e mosquitos Aedes aegypti;, afirma.
A maior parte das casas estavam na QE 38

De acordo com a Agefis, as retiradas seguirão, pelo menos, até amanhã, uma vez que a quantidade de entulho é grande. A Subchefia de Ordem Pública e Social, da Casa Militar, em parceria com Polícia Militar garantiu a segurança da operação. A Companhia Energética de Brasília (CEB) desfez uma ligação de energia irregular que abastecia todo o perímetro.

A ação desta manhã também contou com o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), o Corpo de Bombeiros Militar e a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap). Quarenta servidores participaram da atividade com o apoio de duas pás mecânicas e seis caminhões, além de viaturas das forças de segurança.
Com informações da Agência Brasília

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação