Jornal Correio Braziliense

Cidades

PF mira policiais em operação contra grupo de extermínio

Segundo as investigações, a organização criminosa simulava confrontos para justificar a morte das vítimas

A Polícia Federal deflagrou, na madrugada desta sexta-feira (11/11), a segunda fase da Operação Sexto Mandamento. Mais de 140 policiais cumprem três mandados de prisão temporária, 19 de busca e apreensão e 17 conduções coercitivas contra suspeitos de integrarem um grupo de extermínio atuante no estado de Goiás. As ações ocorrem em Goiânia, Alvorada do Norte e Formosa.

Leia mais notícias em Brasil


Duas mortes e dois desaparecimentos, em 2010, são investigados pela Operação Sexto Mandamento e podem estar relacionados a um grupo de extermínio.


[SAIBAMAIS]Segundo as investigações, a organização criminosa policial praticava homicídios com a simulação de que os crimes teriam ocorrido durante confrontos com as vítimas, entre elas crianças, adolescentes e mulheres sem qualquer envolvimento com práticas criminosas.

Ainda de acordo com a Polícia Federal, os homicídios foram praticados "inclusive durante o horário de serviço e com uso de viaturas da corporação, de maneira clandestina e sem qualquer motivação que legitimasse a ação policial dos investigados."

A organização criminosa especializou-se na ocultação de cadáveres e, entre os investigados, está o o atual sub-comandante geral da Polícia Militar de Goiás, o ex-secretário de Segurança Pública e o ex-secretário da Fazenda de Goiás, os dois últimos na condição de suspeitos pela prática de tráfico de influência que resultaram nas promoções de patentes de integrantes da organização criminosa.