Cidades

Especialistas e líderes da indústria discutem a "educação do futuro"

Esse foi o tema do seminário promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) durante a 9ª Olimpíada do Conhecimento

postado em 12/11/2016 08:00
[VIDEO1]

Especialistas e líderes da indústria do Brasil e do exterior se reuniram na manhã de ontem para discutir os caminhos para a educação do futuro. Esse foi o tema do seminário promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) durante a 9; Olimpíada do Conhecimento. Os participantes dos três painéis falaram sobre os desafios para o aumento da produtividade no país e o papel do sistema de ensino nesse processo, bem como para garantir o desenvolvimento de competências necessárias ao trabalhador da chamada indústria 4.0 ; que promove a integração digital das diferentes etapas da cadeia de valor dos produtos industriais, do desenvolvimento até o uso.

;Os índices de produtividade do país são baixos e estão estagnados há muito tempo. Isso é consequência de um sistema educacional de má qualidade e de uma absorção muito baixa de jovens na educação profissional;, comentou o diretor de Educação e Tecnologia da CNI, Rafael Lucchesi, resumindo a importância de se debater o tema. O presidente da confederação, Robson Braga de Andrade, fez a abertura oficial do seminário.

No primeiro painel, os debatedores discutiram a educação profissional como estratégia para o aumento da produtividade e o crescimento do país. Fernando Vargas, do Centro Interamericano para o Desenvolvimento do Conhecimento na Formação Profissional da Organização Internacional do Trabalho (Cinterfor/OIT), destacou que o Brasil precisa, além de investimentos na infraestrutura, de melhores níveis de educação, o que ele considera o pilar para o desenvolvimento e a produtividade. A sugestão do especialista é que as empresas também se tornem espaços de aprendizagem.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação