Cidades

Violência: Luziânia teve, em média, sete assaltos por dia em 2016

Ataques de bandidos armados a pedestres, comércios e veículos estão em alta na cidade vizinha ao Distrito Federal, principalmente na área central. Além da insegurança, a população reclama da falta de policiamento ostensivo

postado em 15/11/2016 06:40

A padaria de Dilson Carlos sofreu dois assaltos em menos de 40 dias:

Assaltos frequentes assustam Luziânia. Nos últimos meses, roubos de veículos e a comércios aumentaram a sensação de insegurança na cidade goiana, distante cerca de 60km de Brasília. Bandidos armados não esperam o anoitecer. Os casos ocorrem à luz do dia, mesmo com a presença de câmeras de segurança em alguns estabelecimentos e em locais de grande movimento. A maioria dos assaltos ocorre na região central do município, onde a população reclama da falta de policiamento efetivo.

Leia mais notícias em Cidades

Os alvos dos ladrões ficam em uma parte de Luziânia que ainda guarda características de interior. Em meio a construções históricas e vendinhas, o ar moderno do comércio ainda dá impressão de tranquilidade. Porém, essa sensação diminuiu com o tempo. O empresário Dilson de Oliveira Júnior, 36 anos, teve a padaria assaltada duas vezes em menos de 40 dias. Na primeira, o assaltante esperou alguns clientes saírem para atacar o comércio. Na segunda, houve violência. Durante a ação, ele agrediu uma funcionária. ;Ela ficou traumatizada. Tive de dar férias;, lamenta. O crime ocorreu por volta das 13h de um domingo.;Eu nasci aqui, era uma cidade tranquila de se viver. De um tempo para cá, tem sido difícil. A violência está aumentando, e nada é feito. Ficamos com receio disso tudo;, afirma Dilson.

A professora Daiane de Araújo, 30, foi abordada por volta das 6h30, quando aguardava no ponto de ônibus próximo à antiga residência dela. ;Ele (bandido) chegou em uma moto e desceu mostrando a arma. Anunciou o assalto e me fez abrir a bolsa. Levou celular, carteira e dinheiro;, queixa-se. Depois disso, Daiane se mudou de casa e passou a ter receio de andar na rua. ;É uma onda de violência. As pessoas não têm mais tranquilidade. Os bandidos não escolhem horários. Podemos ser roubados a qualquer hora do dia. E a presença da polícia é pouca. Veem-se poucos militares por aqui;, reclama. No período em que a reportagem ficou na cidade, pouco mais de cinco horas, avistou-se apenas uma equipe da PM.

[VIDEO1]


Levantamento da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária de Goiás confirma a apreensão da população de Luziânia. Houve 2.003 assaltos a pedestres até outubro de 2016, contra 1.663 no ano passado ; a média é de quase sete por dia. Os roubos de veículos chegam a 860. No ano passado, foram 797 (veja Insegurança). Uma farmacêutica de 34 anos é uma das mais recentes vítimas de criminosos armados. Há duas semanas, no centro da cidade, ela chegava à escola das três filhas, às 13h20, quando dois bandidos em uma moto a surpreenderam. A dupla exigiu a chave do carro, e a mulher se desesperou, pois a caçula, de 4 anos, estava no banco traseiro. ;Só pedi a eles para deixarem eu pegar a minha filha. Felizmente, deixaram, e eu saí correndo. Nunca pensei viver algo parecido. Hoje, tenho medo de sair de casa. Vejo alguma motocicleta e me lembro de tudo;, detalha. Depois disso, os diretores do colégio contrataram um segurança particular.

Ocorrência

O comandante do 10; Batalhão de Polícia Militar de Luziânia, major Alberto Carlos Clemente, intensificou o patrulhamento na área central. ;Pelo menos uma vez por semana, comando uma operação para intensificar as ações da PM. Para reforçar, também estamos empregando nas ruas os integrantes do Batalhão de Choque e da banda de música;, revela. O oficial argumentou, no entanto, que falhas na legislação contribuem para o aumento da criminalidade. ;Prendemos, não passam poucas horas, e o bandido já está solto. Estamos fazendo esforços, mas a situação fica complicada diante da lei;, critica.

Por meio de nota, a Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária de Goiás informou que a Polícia Militar está orientada a ampliar as rondas ostensivas na cidade vizinha ao DF. ;A secretaria lembra, ainda, que estão em andamento novos concursos para a contratação 3.360 policiais, que vão reforçar o efetivo dos municípios goianos, inclusive Luziânia;. O órgão também ressaltou a importância da denúncia à polícia. ;A recomendação é que os moradores vítimas de atos criminosos façam registro das ocorrências para que sejam procedidas as devidas investigações;, detalha o texto.


A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação