Jornal Correio Braziliense

Cidades

Cinco deputados distritais miram presidência da Câmara Legislativa

A eleição será em 15 de dezembro. Falta de consenso na base governista pode levar a uma derrota para Rollemberg


Oficialmente, apenas Agaciel Maia (PR) lançou a candidatura. A expectativa é que o atual presidente da Comissão de Orçamento e Finanças, conhecido pelo diálogo com oposicionistas e governistas, receba a bênção do chefe do Executivo local. Caso o apoio seja efetivado, o integrante do PR conquistará os votos do presidente em exercício da Câmara, Juarezão (PSB), e de Luzia de Paula (PSB). Com um discurso de pacificação, o deputado distrital já articula há algumas semanas com lideranças na Casa. ;Vivemos uma fase difícil. Alguns parlamentares acreditam que aprovar projetos de iniciativa do GDF fortalece o governo e enfraquece a oposição; por isso, caem na contradição. Há a necessidade de impulsionar o diálogo e resolver as questões internas, para oferecermos um melhor serviço à população;, apontou.

Na contramão dos planos do Palácio do Buriti, o Bloco Sustentabilidade e Trabalho anunciará o nome do representante na disputa nesta semana. Israel Batista possui o melhor relacionamento com o governo de Brasília, mas Joe Valle manteve a articulação mais ostensiva durante o mês. Esta é a segunda vez que o integrante do PDT almeja a presidência da Câmara Legislativa. Em 2014, Joe pleiteou o cargo. À época, entretanto, o governador Rodrigo Rollemberg decidiu apoiar Celina Leão, que, até então, integrava o PDT. Sem a bênção do Executivo local, Joe decidiu não entrar na disputa e Celina venceu o pleito como candidata única.

O cenário não se repetirá neste biênio. Reginaldo Veras (PDT), presidente do Bloco Sustentabilidade e Trabalho, cuja composição abarca ainda Chico Leite (Rede) e Cláudio Abrantes (Rede), contatou Rodrigo Rollemberg na última semana para conversar sobre o pleito. ;Pode ser um tiro no pé, mas avisei que, independentemente de possíveis determinações do Executivo local, não desistiremos do cargo;, alegou. O posicionamento reflete o descontentamento do grupo com a falta de cargos na Mesa Diretora da Câmara Legislativa, atualmente integrada por Juarezão, Raimundo Ribeiro (PPS), Júlio César (PRB) e Bispo Renato Andrade (PR).

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.