Nesta quarta-feira (23/11) a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) iniciou a instalação de placas de alerta para as áreas do Lago Paranoá que foram afetadas pela cianobactérias. Uma sinalização já está fixada e outras quatro estão previstas para serem colocadas a partir de amanhã (24/11).
[SAIBAMAIS] As áreas do lago que foram afetadas e receberão a sinalização são os trechos entre o Lago Sul (QL 4, QL 6 e QL 8) e a L4 Sul (entre a Ponte Honestino Guimarães e a Estação de Tratamento do Esgoto Sul).
As coletas feitas pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal(Adasa) já foram enviadas para serem analisadas no laboratório Conágua Ambiental, em Goiânia.
Poluição
As ciano bactérias ocorrem naturalmente quando há materiais orgânicos na água tais como esgoto, adubos ou detergentes, escoamento superficial das águas das primeiras chuvas ou suspensão do material do fundo do reservatório.
Por ser rodeado pela cidade, o lago recebe monitoramento constate e jáhouveram investimentos significativos para a limpeza da água ao longo de duas décadas. Por isso,há o estranhamento referenete a presença das cianobactérias.