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Publicitária lança desafio e divulga produção artesã brasiliense em viagens

Publicitária se lança num desafio e, durante suas viagens, veste-se, da cabeça aos pés, apenas com produtos feitos por artesãos e pequenos empresários locais

postado em 30/11/2016 10:08

Nascida e criada na capital do país, Clarissa teve a ideia do projeto Brasília na Mala após se questionar quantas vezes tinha valorizado a moda da cidade

No corte único da camiseta, o artista brasiliense se revela. No detalhe do brinco, o carinho da produção artesã é exaltado. As produções do Distrito Federal ganham força com o surgimento de marcas independentes. Projetos criados com o intuito de valorizar a cultura da cidade aparecem cada vez mais em cena. Caso da publicitária Clarissa Jurumenha, 24 anos. Em todas as viagens que faz, ela se desafiou: vestir-se da cabeça aos pés somente com roupas, sapatos e acessórios fabricados em Brasília. ;O brasiliense precisa conhecer a cidade onde mora e quem produz aqui. Valorizar a cultura local é como abraçar o cidadão vizinho silenciosamente, numa afirmação companheira;, ressalta. O projeto, que teve início em outubro, embarcou em duas viagens para fora do território candango.

Nascida e criada na capital do país, Clarissa teve a ideia do projeto Brasília na Mala após se questionar quantas vezes tinha valorizado a moda da cidade. ;Por que eu vou ao shopping quando quero comprar algo? Por que não uso mais produtos de Brasília?; E assim, em parceria com 12 marcas locais, surgiu a primeira viagem do desafio. A jovem conseguiu cumprir, sem dificuldades, o que havia se proposto e decidiu lançar o conceito na internet, com o intuito de servir de forma catalisadora. "Meu objetivo é falar da moda de Brasília. Quero que alguém que tenha vontade de comprar um brinco legal, mas não sabe onde, entre no meu perfil e valorize o artista brasiliense."

Em dezembro, a publicitária pretende postar uma foto por dia com produções locais. O propósito é incentivar os brasilienses a comprarem os presentes desses produtores, em vez de recorrem a marcas de fora da cidade

Em dezembro, a publicitária pretende postar uma foto por dia com produções locais. O propósito é incentivar os brasilienses a comprarem os presentes desses produtores, em vez de recorrem a marcas de fora da cidade. Os destinos das viagens, que passarão a ser feitas uma vez por mês, também carregam um valor emblemático. Valorizar o turismo brasileiro. Todas serão feitas dentro do país e de preferência em lugares pouco explorados comercialmente.

Criadores

Em meio a uma conversa casual, os amigos Paulo Augusto Albuquerque, 22 anos, e Caio Monteiro, 24, decidiram abrir um negócio juntos. Depois de observarem o modo como as pessoas se portam e se vestem, estava claro para qual ramo seguiriam: a moda. Queriam impactar os futuros consumidores. Com peças minimalistas e uma paleta de cores que varia apenas em preto, branco e cinza, em abril de 2015, a primeira coleção da Dobe foi lançada, voltada para o público masculino. Desde então, sete delas foram produzidas e a marca apresentou, na última semana, a versão feminina.

;Em pleno século 21, ainda existe trabalho escravo. Nós lutamos contra isso, fabricando nossas peças no Brasil, com mão de obra qualificada e profissional.; Essa frase está estampada no lugar da etiqueta das roupas da Dobe. A preocupação com o processo de produção é um dos diferenciais dos donos. Para Paulo Augusto, eles viram naquele local, uma oportunidade de diálogo com os clientes. ;Com essa mensagem, temos como objetivo conscientizar as pessoas de que ainda ocorre trabalho escravo. E mostrar que aquele produto que elas estão levando não faz parte dessa realidade.;

As amigas Ana Luiza Lima, 25 anos, e Nice Moanna, 24, estavam cansadas do atraso fashion que Brasília sofria em relação às outras cidades. Decididas a mudar esse cenário, começaram a fazer as próprias chokers ; gargantilhas. A cada festa que iam, chamavam atenção para os acessórios únicos e personalizados. As amigas começaram a pedir e as meninas viram que ali tinha um mercado em potencial. Com isso, a Enrosca Meu Pescoço começou a tomar forma. O primeiro passo foi a abertura de uma conta no Instagram, no qual elas postam as fotos dos produtos. Em julho, abriram a e-commerce da loja. Com um ano de negócio, a meta das jovens é vender outros produtos além de gargantilhas.

A preocupação nos mínimos detalhes é o que garante o diferencial da marca. Todas as peças são feitas de forma artesanal para garantir a melhor qualidade. ;Isso é o lado bom das empresas pequenas. Temos muito cuidado e carinho em tudo que fazemos. Com isso, sempre recebemos um feedback positivo;, afirma Ana Luiza. Apesar da dedicação, as meninas também enfrentam dificuldades com a falta de valorização da produção

Roupas

Balboa Gate Clothing
(61) 99848-1520
www.balboagate.com.br

Pamzé
(61) 99993-6767
(61) 98406-1020
www.pamze.com.br

Born Concept
(61) 3042-9502
(61) 98173-7960
http://www.bornstores.com/

Dobe
(61) 99584-8448
dobebrasil.com.br
(Agendamento de visita no showroom)

Lace it
http://www.laceit.com.br/

Dane-se
(61) 99555-1162
www.dane-se.com

Mug
(61) 99463-6556
www.mugbymelyssaguimaraes.com

Verdurão Camisetas
(61) 3225-6662
www.facebook.com/verduraocamisetas

Negro Blue Camisetas
(61) 3226-9067
www.negroblue.com.br

Laletá
http://laleta.com.br/

Hoy, Ahoy!
http://www.hoyahoy.com/

Acessórios

Enrosca meu pescoço
(61) 99214-0137
(61)99614-8773
enroscamp@gmail.com
http://www.enroscamp.com/

Dando Pala
http://www.pala.iluria.com/

Pau-Brasília
http://www.paubrasiliacessorios.com.br/
(61) 9152-6699

Sapatos

Fulanitas de Tal Retrô
http://fulanitasdetal.com.br/loja/

MITI
(61) 3026-0810
http://www.mitishoes.com.br/

Outros

BSB Memo
(61) 3034-4427
bsbmemo.com

Endossa
bsb@endossa.com/
www.endossa.com

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