Cidades

Pais protestam contra mudança em escolas parques anunciada pelo GDF

A medida pretende ampliar o período de alunos dentro da instituição, mas não engloba os cerca de 1,1 mil estudantes até então beneficiados

Alessandra Modzeleski - Especial para o Correio
postado em 30/11/2016 17:03
Pais mobilizam contra mudanças na Escola Parque
Mães e pais insatisfeitos com as mudanças previstas para as Escolas Parque em 2017 se mobilizaram na tarde desta quarta-feira (30/11) para pressionar a Secretaria de Educação do DF (SEDF). Eles pedem que as alterações sejam melhor estruturadas. Entre as ações, está um abaixo assinado online e presencial e colocação de cartazes nas Escolas Classe do Plano Piloto que dependem de Escolas Parque. Essas unidades são responsáveis por complementar a educação básica no DF, com educação física, natação, artes e música. A alteração proposta pela SEDF é a de que os estudantes sejam atendidos nas instituições durante mais dias na semana. Entretanto, para isso ser possível, o número de alunos beneficiados cairá de 3,9 mil para 2,8 mil, assim como o número de escolas passará de 38 escolas para 17.

[SAIBAMAIS]Na página no Facebook, ;Pais pela Escola Parque;, os responsáveis estruturam ações e mobilizam a comunidade. Um grupo de pais de crianças que frequentam a Escola Parque da 304 Sul dizem que a medida atrapalha a formação dos filhos, criando desvantagem. Eles questionam ainda a imposição da medida pela Secretaria de Educação, que não propôs um debate com os principais atores das alterações.

;Essas disciplinas não são ;brindes; para os nossos filhos. Elas estão previstas no currículo escolar e nós exigimos que eles as tenham. As Escolas Classe nem têm estrutura para quadra de esportes e nem espaço para que eles recebam essas atividades. Para isso serve a Escola Parque;, observa Clara Machado, mãe de Lais Machado, 6 anos.

Em entrevista ao Correio publicada na edição impressa desta quarta-feira (30/11), o subsecretário de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação da SEDF, Fábio Pereira de Souza, defende que a mudança é uma maneira de retomar o plano original desenvolvido pelo educador Anísio Teixeira, pois, dessa forma, os estudantes passarão a ter aulas no contraturno diariamente. ;Estamos resgatando a política da escola no DF. Com o tempo, ela passou a atender em um único dia da semana e no mesmo horário de aula. Os estudantes passaram a perder as atividades regulares, e essa não é a intenção do plano de educação do DF;, detalha.

Problemas

No entanto, os pais contradizem a informação da Secretaria reforçando que, segundo o plano, esse benefício seria para todos e não a uma parcela dos alunos, já que as escolas integrais nõa conseguirão atender a todos. Além disso, alegam que Brasília deveria ter 28 escolas classe e tem cinco.

Outro ponto que incomoda os familiares é a falta de informação. ;Por que está sendo decidido tudo por debaixo dos panos? Não foi discutido com os professores e nem diretores. Nós ficamos sabendo porque vazou no WhatsApp;, afirma Clara. ;O mais absurdo ainda é que as escolas contempladas não serão por inteiro. Apenas um turno terá acesso à escola parque e isso será decidido por sorteio;, critica Érica Sampaio, mãe de Erick, 8 anos.

Os pais acreditam que os benefícios da Escola Parque para a educação dos filhos é unânime. ;Para a formação deles é muito importante. É um espaço de riqueza cultural que não admitimos ser retirado dos nossos filhos. Eles merecem isso tanto quantos os outros;, defendeu Cláudia Segall, mãe de Yasmin e Ana Carolina, de 8 e 6 anos. As crianças alegam que vão sentir mais falta da educação física. Mas Yasmin garante que o que mais vai fazer falta é o teatro e dança.

Se a decisão da SEDF for mantida, as diretorias das Escolas Classe alegam que vão manejar as atividades para dentro da instituição, o que, segundos os pais, não têm estrutura. ;Elas foram planejadas para terem apenas 8 salas. Elas não têm pátio amplo e nem quadra. Acredito, ainda, que os professores sofrerão desvio de função;, explicou Cláudia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação