Estudantes da Universidade de Brasília (UnB) decidiram, nesta quinta-feira (8), manter a ocupação dos prédios da reitoria, do Instituto de Letras, das faculdades de Educação e de Ciência da Informação, além de outros setores do campus. A medida contraria uma nota divulgada pela instituição nesta quarta (7), segundo a qual os prédios deveriam ser liberados hoje. Participantes do movimento OcupaUnB, informaram que eles não concordam com os termos da reitoria, embora assumam que tenham conversado sobre a liberação dos espaços.
Leia mais notícias em Cidades
[SAIBAMAIS]A decisão de manter a ocupação aconteceu ainda na quarta, após a publicação da nota no site da UnB. Eles fizeram assembleias internas em todos os locais ocupados, e decidiram que só deixariam os espaços após a assinatura do termo de compromisso. Segundo o grupo, não foram atendidas reivindicações como a instalação de uma comissão com alunos para conseguir aumento no valor da bolsa assistencial estudantil em 2017 e uma comissão permanente para mobilizar a universidade sobre temas que consideram ;retrocessos; na educação, além de melhorias em diversas áreas e cursos.
Apesar disso, ele afirmam que estão abertos à deixar os prédios, ;mas não todos de uma vez, e não sem terem suas pautas ouvidas pela reitoria;. Eles prometem, ainda, iniciar a liberação de parte dos espaços em quatro dias úteis, caso um representante da instituição assine um termo de compromisso com as pautas do OcupaUnB.