Jornal Correio Braziliense

Cidades

Articulações deixam presidência da Câmara Legislativa indefinida

Três dos quatro possíveis concorrentes ao principal cargo da Câmara Legislativa atuaram ontem nos bastidores da Casa na tentativa de fortalecer a candidatura. Além disso, a semana é decisiva para a aprovação de projetos

A aproximação da data da eleição da Mesa Diretora da Câmara Legislativa, prevista para a próxima quinta-feira (15/12), intensificou as articulações entre os deputados distritais. Nesta segunda-feira (12/12), três postulantes à Presidência da Casa ; Joe Valle (PDT), Wellington Luiz (PMDB) e Sandra Faraj (SD) ; promoveram encontros distintos para definir os próximos passos relativos ao pleito. Agaciel Maia (PR) é o quarto possível candidato. A negociação para alcançar o cargo envolve a oferta de significativas comissões permanentes, como a de Constituição e Justiça e a de Educação, Saúde e Cultura, além da união de forças.


Leia mais notícias em Cidades

O Bloco Sustentabilidade e Trabalho, integrado por Reginaldo Veras (PDT), Claudio Abrantes (Rede), Chico Leite (Rede), Israel Batista (PV), além do candidato Joe Valle, participou de reuniões separadas com distritais da oposição e com o governador Rodrigo Rollemberg (PSB). O cerne do primeiro encontro girou em torno da escolha do nome que representará a possível aliança entre Joe Valle e o postulante da oposição, Wellington Luiz. O escolhido da chapa pode angariar até 11 votos. A indefinição, porém, permaneceu. Os políticos envolvidos no alinhamento devem se encontrar em um almoço, nesta terça-feira, às 13h, para tentar atingir um consenso.

O segundo compromisso do bloco configurou-se como mais uma investida do Executivo local de tentar barrar a eleição de Joe Valle. O novo diálogo, entretanto, não correspondeu às pretensões do governador. ;Dissemos a ele (Rollemberg), novamente, que não vamos acatar determinações e desistir da candidatura de Joe;, afirmou o líder do grupo, Reginaldo Veras. Em outra vertente, a reunião trouxe à tona a possibilidade de Israel Batista apoiar a candidatura de Agaciel Maia. Único representante do PV no Legislativo local, ele mantém um bom relacionamento com o Palácio do Buriti e tem uma lista de cargos no GDF. Exemplo disso, Aurélio Araújo, uma das indicações do parlamentar, está à frente da Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude.

Ainda durante a tarde, Sandra Faraj convidou a bancada petista para um almoço a fim de tratar de possíveis movimentos na corrida pela Presidência da Câmara Legislativa. A distrital do SD, que sempre se esquivou do tema, apresentou-se a Ricardo Vale, Chico Vigilante e Wasny de Roure como candidata ao posto. Sandra solicitou que os parlamentares analisassem a conjuntura da disputa e a considerassem como opção. O anúncio como postulante oficial ao cargo, porém, poderia custar à componente da base governista a perda de alguns postos no governo. Inclusive a chefia da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania, exercida por Marcelo Lourenço.



A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui