A aproximação da data da eleição da Mesa Diretora da Câmara Legislativa, prevista para a próxima quinta-feira (15/12), intensificou as articulações entre os deputados distritais. Nesta segunda-feira (12/12), três postulantes à Presidência da Casa ; Joe Valle (PDT), Wellington Luiz (PMDB) e Sandra Faraj (SD) ; promoveram encontros distintos para definir os próximos passos relativos ao pleito. Agaciel Maia (PR) é o quarto possível candidato. A negociação para alcançar o cargo envolve a oferta de significativas comissões permanentes, como a de Constituição e Justiça e a de Educação, Saúde e Cultura, além da união de forças.
Leia mais notícias em Cidades
O Bloco Sustentabilidade e Trabalho, integrado por Reginaldo Veras (PDT), Claudio Abrantes (Rede), Chico Leite (Rede), Israel Batista (PV), além do candidato Joe Valle, participou de reuniões separadas com distritais da oposição e com o governador Rodrigo Rollemberg (PSB). O cerne do primeiro encontro girou em torno da escolha do nome que representará a possível aliança entre Joe Valle e o postulante da oposição, Wellington Luiz. O escolhido da chapa pode angariar até 11 votos. A indefinição, porém, permaneceu. Os políticos envolvidos no alinhamento devem se encontrar em um almoço, nesta terça-feira, às 13h, para tentar atingir um consenso.
O segundo compromisso do bloco configurou-se como mais uma investida do Executivo local de tentar barrar a eleição de Joe Valle. O novo diálogo, entretanto, não correspondeu às pretensões do governador. ;Dissemos a ele (Rollemberg), novamente, que não vamos acatar determinações e desistir da candidatura de Joe;, afirmou o líder do grupo, Reginaldo Veras. Em outra vertente, a reunião trouxe à tona a possibilidade de Israel Batista apoiar a candidatura de Agaciel Maia. Único representante do PV no Legislativo local, ele mantém um bom relacionamento com o Palácio do Buriti e tem uma lista de cargos no GDF. Exemplo disso, Aurélio Araújo, uma das indicações do parlamentar, está à frente da Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude.
Ainda durante a tarde, Sandra Faraj convidou a bancada petista para um almoço a fim de tratar de possíveis movimentos na corrida pela Presidência da Câmara Legislativa. A distrital do SD, que sempre se esquivou do tema, apresentou-se a Ricardo Vale, Chico Vigilante e Wasny de Roure como candidata ao posto. Sandra solicitou que os parlamentares analisassem a conjuntura da disputa e a considerassem como opção. O anúncio como postulante oficial ao cargo, porém, poderia custar à componente da base governista a perda de alguns postos no governo. Inclusive a chefia da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania, exercida por Marcelo Lourenço.
A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui