Jornal Correio Braziliense

Cidades

Manifestantes se concentram no Museu da República contra a PEC 55

Grupo tenta autorização da Polícia Militar para entrar com máscaras e hastes de bandeira, itens proibidos por questão de segurança

Com balões pretos e bandeiras vermelhas, centenas de manifestantes se concentram ao lado do Museu da República para protestar contra a PEC 55, aprovada em segundo turno pelo Senado, nesta terça-feira (13/12). A intenção dos manifestantes é seguir em caminhada até as proximidades do Congresso Nacional. Por volta das 17h, eles negociavam com a Polícia Militar a entrada de hastes de bandeiras e máscaras. A orientação do órgão de segurança é não permitir a passagem dos equipamentos na área da Esplanada dos Ministérios.

Leia mais notícias em Cidades

O movimento é liderado pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), Andes e entidades estudantis. Em um boletim divulgado às 14h, a Secretaria de Segurança Pública contabilizou 1 mil pessoas presentes na manifestação. Os dois sentidos do Eixo Monumental, da alça leste da Rodoviária até a L4 Sul, permanecem fechados para o trânsito de veículos.

As revistas da PM começaram às 7h. Até 12h30, três pessoas haviam sido detidas e conduzidas à 5; Delegacia de Polícia (área central de Brasília) para averiguação. Duas delas vieram de Uberlândia (MG) e portavam máscaras com carvão ativado e bolas de gude. Elas foram assistidas por advogado, assinaram termo circunstanciado e, em seguida, liberadas.

A terceira pessoa detida estava com pequena quantidade de droga e foi liberada. A PM informou que ao longo do dia, militares recolheram diversos objetos cortantes e inflamáveis, como um pequeno botijão de gás, galão de combustível, canivete e máscaras.

Mesmo diante de protestos, a PEC que limita os gastos públicos nos próximos 20 anos foi aprovado por 53 votos a 16. Durante a votação, os senadores rejeitaram dois destaques. O primeiro trata da limitação de reajuste de despesas obrigatórias, como o salário-mínimo e o segundo de despesas na saúde e educação.

[VIDEO1]