postado em 13/12/2016 19:34
Um estudo da Companhia de Planejamento do DF (Codeplan) fez um recorte da população jovem do Distrito Federal. A pesquisa foi apresentada nesta terça-feira (13/12) e contribuirá para a construção do Plano Distrital de Juventude. Também aponta dados sobre o poder aquisitivo, religião, escolaridade, entre outros.
Segundo o estudo, o Distrito Federal tem 25% da população formada por jovens entre 15 e 29 anos. O Varjão é a localidade com mais pessoas nessa faixa etária (36%), enquanto o Lago Sul tem o menor índice (16%).
A defasagem na escolaridade mostra a desigualdade por regiões. No ensino fundamental, o deficit é maior principalmente entre jovens de 15 a 17 anos, em cidades como a Fercal e o Itapoã ; apenas 42% e 44% concluíram essa etapa do ensino, respectivamente.
No Lago Sul e no Sudoeste/Octogonal, 82% e 78% dos jovens têm ensino superior completo, enquanto na Fercal, na Estrutural e no Varjão, esse índice é de 5%, 7% e 8%.
O estudo foi discutido em reunião do Comitê Intragovernamental Permanente de Acompanhamento e Articulação de Políticas para a Juventude, no auditório da Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude.