Cidades

Projetos importantes para o brasiliense ficam em segundo plano

As articulações para a eleição da Mesa Diretora da Câmara Legislativa fazem com que os deputados distritais deixem para as duas últimas sessões do ano votações de propostas importantes, como IPVA, IPTU, Refis e orçamento

postado em 14/12/2016 06:05

Os deputados distritais definiram que o GDF decidirá a aplicação das sobras orçamentárias
Em consonância com a corrida política pelos cargos na Mesa Diretora da Câmara Legislativa, os deputados distritais movimentam-se em torno de votações de propostas do Executivo local e de origem parlamentar até amanhã, data final para deliberação em plenário em 2016. Com a chegada do fim do ano, destaca-se, também, a destinação das sobras orçamentárias da Casa, que estiveram no epicentro do esquema conhecido como UTIgate.

O montante remanescente do Legislativo local neste ano totalizou R$ 40 milhões. Os recursos serão destinados ao fundo de contingência do Distrito Federal ; uma espécie de caixa reserva do GDF ; para que o governo decida, conforme as necessidades, a destinação dos subsídios. A medida, publicada no Diário Oficial do Distrito Federal de hoje, é oposta à ação dos deputados em 2015.

À época, os parlamentares optaram por encaminhar o valor restante de R$ 30 milhões ao pagamento de unidades de terapia intensiva (UTIs), com as quais o Palácio do Buriti tinha dívidas. A Operação Drácon, comandada pelo Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) e pela Polícia Civil, entretanto, aponta que um grupo de distritais e de servidores teria negociado o recebimento de propina de cerca de 7% para liberar esses recursos. Assim, para evitar polêmicas, a Mesa Diretora da Câmara, liderada pelo presidente interino, Juarezão (PSB), optou pelo repasse ao fundo de contingência, em vez de definir a destinação do dinheiro por meio de uma emenda.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação