Cidades

CLDF: projetos essenciais e definição da Mesa ficam para a última sessão

Ao contrário do biênio anterior, quando, próximo ao fim da disputa, Celina Leão (PPS) aparecia sozinha na disputa à Presidência, e o apoio a ela era claro, neste ano, a corrida está embolada

postado em 15/12/2016 06:00
Ao contrário do biênio anterior, quando, próximo ao fim da disputa, Celina Leão (PPS) aparecia sozinha na disputa à Presidência, e o apoio a ela era claro, neste ano, a corrida está embolada
As costuras necessárias à configuração da Mesa Diretora da Câmara Legislativa serão estendidas até os minutos prévios à eleição dos integrantes da nova cúpula da Casa, prevista para as 10h de hoje. As articulações para a obtenção de apoio adentraram a madrugada desta quinta-feira. A disputa, até o fechamento desta edição, mostrava-se indefinida. Entretanto, as projeções dos bastidores apontavam para o lançamento de uma chapa com Joe Valle (PDT) e Wellington Luiz (PMDB), como candidatos, respectivamente, à Presidência e à Vice; e a segunda, no mesmo formato, composta por Agaciel Maia (PR) e Ricardo Vale (PT), considerados favoritos na disputa, devido ao apoio do governador Rodrigo Rollemberg (PSB).

A definição do cabeça da primeira aliança sairia na noite dessa quarta-feira (14/12). Integrantes do Bloco Sustentabilidade e Trabalho e parlamentares da oposição ao Palácio do Buriti se reuniriam às 23h para bater o martelo sobre o nome que representaria o grupo. A disputa estava centrada em Joe Valle e Sandra Faraj (SD). O pedetista conta com o apoio dos demais componentes do bloco: Reginaldo Veras (PDT), Cláudio Abrantes (Rede) e Chico Leite (Rede). A integrante do Partido Solidariedade dizia contar com o apoio de alguns membros da bancada evangélica. A candidatura dela, porém, segundo distritais, ocorreria apenas em um caso de ;reviravolta;.

Os concorrentes classificam como ;impossível; a tarefa de antecipar o voto de cada distrital. Ao contrário do biênio anterior, quando, próximo ao fim da disputa, Celina Leão (PPS) aparecia sozinha na disputa à Presidência, e o apoio a ela era claro, neste ano, a corrida está embolada: cada chapa contabiliza 12 votos (veja Projeção de apoio). A definição do vencedor dependerá, além das negociações de última hora, da palavra final de Rollemberg. O chefe do Executivo local pode atrair o apoio de mais dois parlamentares, o que sacramentaria a vitória da chapa a qual apoia, liderada por Agaciel Maia.

A possibilidade de os parlamentares contrariarem as projeções e migrarem para o grupo concorrente, inclusive, é expressiva. Apesar de manter uma relação de lealdade com Tadeu Filippelli, presidente da regional do PMDB, Liliane Roriz (PTB) adiantou aos colegas de plenário que não votaria no mesmo postulante de Celina Leão (PPS). No caso, Joe Valle ou Sandra Faraj. Liliane e Celina convivem em clima de animosidade desde a deflagração da Operação Drácon. O apoio dela, portanto, é uma incógnita. Bispo Renato Andrade (PR) também pode trocar de lado. O parlamentar recebeu Sandra e Joe em casa, na última terça-feira. Os representantes do PTB e do PR podem, ainda, faltar a votação, amparados por atestados médicos.

Caso a eleição configure-se como reflexo das projeções de apoio dos candidatos, Joe Valle venceria a disputa em razão do terceiro critério de desempate do regimento da Câmara Legislativa: a quantidade de votos obtidos nas eleições. Ele conquistou 20.352 eleitores, e Agaciel, 14.876.


Presidência

Detentor do apoio de Rollemberg, Agaciel Maia ocupa a Presidência da Comissão de Economia, Orçamento e Finanças. Eleito distrital pela primeira vez em 2010, o economista sofre processos no Conselho Especial do Tribunal de Justiça do DF e Territórios, na Justiça Federal e no Tribunal Regional Federal. O parlamentar, entretanto, afirma que as acusações são infundadas. ;Algumas denúncias foram arquivadas por falta de evidências. Em outros casos, fui processado por cumprir ordens. Nunca infringi a lei ou obtive vantagens indevidas;, afirma. Caso seja escolhido para o principal cargo da Casa, ele promete um mandato ;pautado pela transparência e embasado por decisões que representem melhorias para a população;.
A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação