Cidades

Vitória de Joe Valle na Câmara é revés para PT e Rollemberg

Governador e petistas se uniram por Agaciel Maia; do outro lado, também posaram como vitoriosos a distrital Celina Leão e o peemedebista Tadeu Filippelli

Helena Mader
postado em 16/12/2016 06:00
A candidatura de Joe Valle foi construída com longas negociações: supresa e conquista na última hora

No segundo mandato parlamentar, o deputado Joe Valle (PDT) saiu vitorioso num projeto construído com muita negociação e que poucos acreditavam ser viável. Derrotou o poder do governador Rodrigo Rollemberg, que entrou em campo para eleger seu adversário, Agaciel Maia (PR). Com um perfil voltado à agricultura orgânica, dono de uma empresa do ramo, o distrital foi supersecretário do governo atual, na pasta que inclui trabalho, desenvolvimento social, igualdade racial e políticas voltadas para as mulheres. Também indicou o secretário de Agricultura, Guilherme Leal. Apesar do latifúndio na administração Rollemberg, Joe nunca foi a primeira opção do governador.



Nas últimas semanas, Rollemberg participou diretamente da composição política para a eleição de Agaciel. A vários interlocutores, dizia que não mantém uma relação de confiança com Joe. O presidente eleito da Câmara quase foi expulso do PSB, por manter relações com petistas, depois que o partido de Rollemberg decidiu romper com o governo Agnelo Queiroz, em 2012. Por isso, migrou para o PDT. Manteve, no entanto, a aliança com Rollemberg.

Mas Joe Valle não sai como o único vencedor da disputa de ontem. Agaciel também não perdeu sozinho na votação que escolheu o novo presidente da Câmara Legislativa. Dezenas de forças políticas estavam por trás dos dois oponentes e, assim como os cabeças de chapa, hoje colhem os louros da vitória ou amargam o fracasso decorrente da eleição para a Mesa Diretora do Legislativo local. Entre os principais apoiadores da campanha de Joe, estavam a presidente afastada da Casa, Celina Leão (PPS), e o ex-vice-governador do DF, Tadeu Filippelli. Rivais de Rodrigo Rollemberg, eles trabalharam ativamente para derrotar o Palácio do Buriti.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação