Cidades

A 12 dias da virada, Réveillon da Prainha ainda está indefinido

Os principais artistas que se apresentarão na Praça da República na virada do ano estão escolhidos, com Criolo para a contagem regressiva. Falta, ainda, selecionar as quatro bandas locais para comandar a festa na Praça dos Orixás

postado em 20/12/2016 06:05
Oferendas na Praça dos Orixás: os grupos que se apresentarão no local serão escolhidos por meio de licitação
A 12 dias da virada, a programação para a festa de fim de ano em Brasília segue incompleta. Apesar de confirmados os shows de Móveis Coloniais de Acaju, Fundo de Quintal e Criolo, que fará a contagem regressiva para 2017, na Praça da República, o Réveillon na Praça dos Orixás, no Lago Sul, ainda depende da seleção de artistas. A escolha é feita por licitação na modalidade chamamento público. ;O edital fechou suas inscrições hoje (ontem), e a comissão de seleção se reúne hoje (amanhã) para a escolha final;, informou, em comunicado, a assessoria de Comunicação da Secretaria de Cultura, que deverá divulgar os nomes das quatro bandas que se apresentarão na Prainha na próxima quinta-feira.
A Praça dos Orixás abriga 16 estátuas de divindades afro-brasileiras e receberá 25 terreiros neste ano, segundo o presidente da Federação de Umbanda e Candomblé de Brasília, Rafael Moreira. A entidade representa as comunidades de matrizes africanas. Segundo ele, são esperadas mais de 40 mil pessoas no local no dia 31. Haverá praça de alimentação, além de jogos de cartas e búzios. ;A partir das 18h, a expectativa é receber mais de 15 mil pessoas nas tendas de umbanda e candomblé, com sessões de passes, banhos e desobsessões;, adianta Rafael.

Ainda de acordo com Rafael, haverá mudanças na programação deste ano. Na virada do ano passado, um cortejo saiu da Rodoviária do Plano Piloto às 21h. Só chegou à Praça dos Orixás duas horas depois, às 23h, por causa do trânsito. ;Cancelamos para este ano por causa do engarrafamento;, explicou. ;Vamos homenagear Iemanjá e Oxum na virada do ano, com oferendas para que possamos alcançar todas as graças;, detalhou.

Mudança

Segundo o Pai Francisco de Ogum, do Centro Espírita Social e Cultural Pai Tomé de Aruandao, no Gama, o ano de 2017 será regido por Oxum, a deusa dos lagos, rios e cachoeiras, que reina sobre o amor, a intimidade, a beleza, a riqueza e a diplomacia; por Oxossi ; o grande caçador ;, rei da floresta, da fartura, do sustento; e por Exu, deus que representa a dinâmica e o início de tudo.

O Pai Francisco de Ogum aposta nas cores amarelo e branco para a festa da virada. Ele sugere que, em 2017, as pessoas busquem o seu ;eu; interior, acreditando na sua potência interna para alcançar todos os objetivos. ;Haverá uma mudança total no país no próximo ano;, afirmou.
Os principais artistas que se apresentarão na Praça da República na virada do ano estão escolhidos, com Criolo para a contagem regressiva. Falta, ainda, selecionar as quatro bandas locais para comandar a festa na Praça dos Orixás

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação