Cidades

Moradores do DF são voluntários em testes de vacina contra a dengue

Essa é a terceira e última etapa do processo. Mais de 1,2 mil voluntários participarão dos ensaios clínicos no Centro de Saúde de São Sebastião

Otávio Augusto
postado em 21/12/2016 18:07
Essa é a terceira e última etapa do processo. Mais de 1,2 mil voluntários participarão dos ensaios clínicos no Centro de Saúde de São Sebastião
Nesta quarta-feira (21/12), o Instituto Butatan iniciou, no Distrito Federal, os testes clínicos em humanos da primeira vacina brasileira contra a dengue. Cerca de 1,2 mil pessoas, com idades entre 2 e 59 anos, estão participando do estudo no Centro de Saúde n; 1 de São Sebastião. Essa é a terceira e última etapa de testes antes de a vacina ser submetida à aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Nesta última fase da pesquisa, os estudos visam comprovar a eficácia da vacina. Do total de voluntários, dois terços receberão a vacina e um terço receberá placebo, uma substância com as mesmas características da vacina, mas sem os vírus, ou seja, sem efeito. Nem a equipe médica nem o participante saberão quais voluntários receberam a vacina e quais receberam o placebo. O objetivo é descobrir, mais à frente, a partir de exames coletados dos voluntários, se quem tomou a vacina ficou protegido e quem tomou o placebo contraiu a doença.
[SAIBAMAIS] Os ensaios clínicos serão conduzidos pelo Núcleo de Medicina Tropical da Universidade de Brasília (UnB), em parceria com o Hospital Universitário de Brasília e a Secretaria de Saúde do DF. Durante cinco anos, os participantes do estudo são acompanhados pela equipe médica para verificar a eficácia da proteção oferecida pela vacina.

A vacina do Butantan, desenvolvida em parceria com os Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos (NIH), é produzida com vírus vivos, mas geneticamente atenuados, isto é, enfraquecidos. ;Com os vírus vivos, a resposta imunológica tende a ser mais forte, mas, como estão enfraquecidos, eles não têm potencial para provocar a doença. A vacina deve proteger contra os quatro sorotipos da dengue com uma única dose;, explica o diretor do instituto, Jorge Kalil. Os dados disponíveis até agora, das duas primeiras fases, indicam que a vacina é segura e que induz o organismo a produzir anticorpos de maneira equilibrada contra os quatro vírus da dengue e que é potencialmente eficaz, de acordo com o instituto.

Voluntariado

Ao todo, os testes envolverão 17 mil voluntários em 13 cidades nas cinco regiões do Brasil, como Belo Horizonte, São Paulo, Manaus e Porto Alegre. Podem participar do estudo pessoas saudáveis, que já tiveram ou não dengue e que se enquadrem em três faixas etárias: dois a seis anos, sete a 17 anos e 18 a 59 anos. No DF, os voluntários que tiverem interesse em participar dos testes podem entrar em contato com a equipe do projeto de pesquisa diretamente no Centro de Saúde n; 1 de São Sebastião.



Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação