Cidades

Coral de idosos apresenta serenata para celebrar o Natal

Grupo da Associação dos Idosos Renascer dos Pioneiros da Vila Planalto nasceu da iniciativa de alunos de música da UnB

Marlene Gomes - Especial para o Correio
postado em 24/12/2016 08:00
Grupo da Associação dos Idosos Renascer dos Pioneiros da Vila Planalto nasceu da iniciativa de alunos de música da UnB
A princípio, Dona Conceição imaginou que a respiração carregada comprometeria a sua performance. Até explicou para as colegas que, sofrendo do mal de Chagas no esôfago, seria difícil puxar e soltar o ar no ritmo das canções. Também alertou sobre o problema no joelho. A dificuldade para se locomover, lembrou, já não garantia a assiduidade necessária. Mesmo assim, não foi dispensada. Afinal, o grupo não poderia abdicar da presença de uma pessoa tão animada. ;Faça o que puder;, sentenciou o regente. Bastaram essas palavrinhas mágicas para que Maria Anunciação Sena Barbosa, a Conceição, se tornasse uma das mais assíduas integrantes do Coral da Associação dos Idosos Renascer dos Pioneiros da Vila Planalto. O coral, formado por senhores e senhoras da cidade, é um projeto de Kamai Freire e Gustavo Guimarães, alunos do último semestre de Música da Universidade de Brasília (UnB). O grupo apresenta a Serenata de Natal hoje, às 20h, na Igreja Nossa Senhora do Rosário de Pompeia.

;O coral é a minha alegria. No começo fiquei preocupada de atrapalhar, porque não tenho muito fôlego. Mas, hoje, quando não venho aos ensaios, minha cadeira fica esperando;, afirmou Dona Conceição. Aos 83 anos, completados na última quinta-feira, ela é uma das primeiras moradoras da Vila, onde vive desde 1972. No local, viu os filhos crescerem, os netos chegarem e o marido partir. Superou a tristeza da viuvez com o apoio dos familiares e da vizinhança. E ela não para, mesmo que, às vezes, a respiração mais ofegante insista em lembrá-la de que é preciso desacelerar um pouco. ;Já são mais de 25 anos que trabalho voluntariamente na associação. Faço de tudo e só não participo mais porque tenho pouca leitura;, explica.

O Coral da Associação dos Idosos Renascer dos Pioneiros da Vila Planalto nasceu por causa do comprometimento da produtora cultural Taiana Martins com a comunidade local, e da determinação de Kamai Freire e Gustavo Guimarães Elias. Coube a Taiana, que mora na Vila, a função de identificar os artistas locais e, ao mesmo tempo, mapear as inciativas que poderiam contribuir para o desenvolvimento da cultura na cidade. Para isso, Taiana promoveu, no ano passado, o evento Palco Aberto. ;A Associação Renascer ficou muito interessada em resgatar o coral; diz Tainá.

Lições técnicas

Enquanto Tainá buscava uma maneira de retomar o coral, os estudantes Kamai Freire, 24, e Gustavo Guimarães Elias, 29, procuravam uma maneira de colocar em prática as lições de técnicas de regência do curso de Música da UnB. Da união dos três colegas nascia o novo coral, em um ambiente mais que receptivo. Kamai e Gustavo, que também mora na região administrativa, queriam ter um coral como laboratório para experimentarem técnicas vocais, composições e arranjos.

;Dificuldades existiram, principalmente para que essas mulheres aprendessem a soltar a voz, que é como um sentimento de autoestima e de autoconfiança. Mas estamos conseguindo lapidar essas vozes e hoje percebo que o coral é como uma terapia para elas;, ressalta Kamai. ;A voz é um instrumento nato. Todo mundo pode e deve cantar. E esse trabalho vai além da graduação. A ideia é expandir as atividades para que elas possam se apresentar em festivais na cidade e até fora do Distrito Federal;, completa Gustavo.

Domingas França Noia, 67, ainda tem dúvidas se é mesmo verdade o que prega o ditado popular. Afinal, ;quem canta seus males espanta;? ;Alivia, alivia muito;, afirma a pioneira de voz firme. Mesmo que ela admita, não anda com muita vontade de sorrir. E já vai avisando: não faltam motivos para a sua indignação. Pioneira, morava no acampamento Tamboriu desde 1964, até o dia que ele foi derrubado e os moradores removidos para a Vila Planalto. Domingas, no entanto, reclama que não conseguiu o seu lote e até hoje paga aluguel, mesmo tendo provado seus direitos. ;Os governos passam e ninguém resolve o problema. Sinto muita tristeza;, afirmou. Em meio à aflição, ela solta a voz. E como canta! A soprano faz a diferença no grupo. ;Eu adoro cantar. Sempre tive uma voz alta, forte, boa;, declara, sem falsa modéstia.
A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação