Walder Galvão*, Isa Stacciarini
postado em 28/12/2016 09:58
O apartamento fechado, a escola gradeada e a casa cheia de rotinas e obrigações bastam durante boa parte do ano. Mas os dias ficam enfadonhos para os pequenos quando chegam as férias e eles não vão viajar. Em desespero, pais precisam ter criatividade para tirar as crianças da frente da TV ou do videogame. Ao mesmo tempo, sair com os filhos pode ter um custo elevado para as famílias brasilienses. Aproveitar os espaços livres e parquinhos de quadras em boas condições é uma das opções. O Parque da Cidade Sarah Kubitschek é um dos pontos mais atrativos de Brasília. Famílias inteiras tiram o dia para apreciar a vista no local. Um lago marca o cenário para os visitantes. Além disso, diversos brinquedos, como escorregadores e balanços ficam localizados no Parque Ana Lídia.
A corretora Bárbara Micaela de Jesus Pires, 23 anos, e o marido, Nonato da Luz Silva, 23, moram em Luziânia (GO) e levaram o filho ao parque. ;Venho aqui desde que sou criança e quis passar a tradição para frente. O ambiente aberto e arejado é agradável para quem quer descansar com a meninada;, diverte-se. Onde mora, não há muitas opções de lazer. ;Se procuro algum programa gratuito, tenho que vir até o Plano Piloto para conseguir;, desabafa. O filho do casal, Pedro Silva, 5, chega a ficar em dúvida sobre qual brinquedo escolher. Acompanhado pelo primo Flávio Silva, 5, corre pelo campo de areia. ;Sair com crianças sempre gera gastos. Para ir ao cinema acabamos gastando com lanche, ingresso, passagem. Não sai barato;, conclui a mãe.
Ao optar por locais assim, é preciso tomar alguns cuidados. Atividades ao ar livre exigem atenção dos pais. O clima quente e seco de Brasília pode causar problemas na saúde das crianças. De acordo com a médica otorrinolaringologista Adriane Medeiros Casado, alguns horários devem ser evitados. ;Entre 10h e 16h, não devem ser realizados exercícios, devido ao maior índice de calor e menor de umidade;, diz. Além disso, a especialista ressalta sobre a importância da hidratação. ;É um dos pontos mais importantes durante os dias de baixa umidade. É recomendável beber, no mínimo, dois litros de água por dia;, informa. O uso do protetor solar também é indispensável.
A alimentação durante os passeios também deve ser uma preocupação dos pais. A nutricionista Fernanda Monteiro elaborou uma lista de lanches que podem ser levados em saídas ao ar livre. ;No período de férias, as crianças ficam mais ociosas. A recomendação é de consumir alimentos mais leves, como frutas. Para aqueles que não tem o costume de consumir, os responsáveis podem fazer dindins ou picolés naturais;, explica. Caso o destino seja um ambiente ensolarado, as comidas devem ser mantidas em sacolas térmicas.
Apesar das dicas, as crianças não precisam ficar limitadas a esse tipo de alimento. Aquele famoso hambúrguer de fast-food pode ser consumido com moderação. ;Neste período, de uma a duas vezes por mês, as crianças podem comer algum tipo de alimento mais gorduroso. Só não podem exagerar;, completa.
Para os pais que querem introduzir a cultura brasiliense na vida dos filhos, atividades estão espalhadas pela região central da cidade. O mezanino da Torre de TV permite a visualização da essência de Brasília: a Esplanada dos Ministérios. Além disso, alguns monumentos como Teatro Nacional, Museu Nacional e Catedral de Brasília podem ser admirados de cima. A experiência é essencial para os moradores do Distrito Federal e a sensação que a paisagem causa é animadora para as crianças.
A artesã Ana de Souza, 34, se preocupa em levar a filha, Stela Souza Ramalho, 3, para locais em que a menina possa absorver um pouco de cultura. As duas moram no Paranoá e costumam fazer atividades no Plano Piloto. ;Hoje trouxe ela aqui no Parque da Cidade, mas depois vamos procurar um programa mais elaborado para fazer;, relata. A mulher afirma ser atenta aos eventos que ocorrem na cidade. ;Fiquei sabendo das programações da Caixa Cultural e achei válido levar ela lá. Temos que aproveitar as oportunidades que Brasília oferece;, anima-se.
Eventos gratuitos
Alguns shoppings promovem atividades gratuitas durante o período de férias. O ParkShopping, por exemplo, programou a exposição Na Era dos Dragões, com réplicas de até 6m de altura, em cartaz entre 9 de janeiro e 12 de fevereiro na praça central do estabelecimento. O Iguatemi Shopping também realizará atividades para a criançada. Peças teatrais serão exibidas aos domingos, a partir do 8 de janeiro. As atividades ocorrerão até 29 do mesmo mês. Além disso, o local disponibilizará práticas educativas de mobilidade entre 13 e 29 de janeiro.
O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) é conhecido por reunir diversos eventos, tanto adultos quanto infantis. Neste período de recesso, o local já começou a introduzir atividades para os pequenos no cronograma. Exposições musicais estarão em cartaz entre 6 e 8 de janeiro, a partir das 10h. A Caixa Cultural também organizou uma programação: queima de fogos, apresentações musicais e jogos interativos fazem parte do cronograma do local. O espaço tem agenda marcada para o fim de dezembro e o início de janeiro.
*Estagiário sob supervisão de Anderson Costolli