Cidades

Jovens brasilienses se dedicam ao rock progressivo com letras expressivas

Prata da Casa: banda Ameno usa muitas metáforas e mostra que pode ir além do óbvio

Mirelle Bernardino*
postado em 30/12/2016 11:00
Prata da Casa: banda Ameno usa muitas metáforas e mostra que pode ir além do óbvio
Composta pelos integrantes Pedro Lacerda (vocal e Baixo), Lucas Barbosa (guitarra e vocal), Nicholas Travi (teclado) e Yan Britto (Bateria), a banda Ameno não tem dúvidas do que está fazendo no cenário do rock progressivo. Juntos desde 2012, os jovens se dedicam a compor suas canções com letras expressivas, remetendo o público a uma espécie de cartase, sensação que será traduzida no primeiro álbum do grupo, previsto para ser lançado no início do próximo semestre.

Leia mais notícias em Cidades

Filhos de Brasília, os integrantes estão imersos no cenário musical desde crianças. Em uma aula de música, tudo ficou mais claro quanto ao sonho dos jovens. Pedro e Lucas foram os precursores da carreira da banda. Comprometidos, formaram a Ameno, mas apenas em 2014 o grupo ficou completo, com todos os integrantes que tem hoje. No mesmo ano, lançaram o primeiro trabalho, o EP batizado com o nome de um inseto Sub-Imago que tem relação com vida e crescimento, uma metáfora que a banda adotou para descrever seus passos ao longo da carreira.

[VIDEO1]

O estilo das composições é baseado em histórias e situações, traduzidas por meio de metáforas. As músicas Licantropia e Lasciva foram as principais deste EP, e tiveram videoclipes com roteiros representativos ao pensamento do grupo. No caso da composição Licantropia, tudo possuiu uma narrativa, a começar pelo o nome que é referente a uma lenda: o Homem lobo, aquele que foi amaldiçoado. "O homem aprendendo a conter o seu lado animal", explica Pedro Lacerda. A condição é representada no clipe por uma mulher que se despe pela casa, e o homem coloca as roupas no mesmo ritmo da moça, contendo seus impulsos.

Já o clipe da canção Lasciva, o último deste EP, encena o final de um relacionamento, que também se relaciona com a fase que os garotos estão vivenciando. "Nosso último trabalho foi voltado para a batalha interna que os seres humanos sentem. Nele buscamos traduzir tais sensações. No próximo, vamos contar como foi esta experiência", diz Lucas.


Final do ciclo


A banda Ameno se prepara para lançar o primeiro CD e os nomes das dez músicas já estão definidos. Uma delas, "Limiar dos sonhos", está em fase final, e vai contar com a participação de alguns artistas do Distrito Federal, que fazem parte de bandas que já possuem espaço na cidade. "Vamos incorporar tudo que aprendemos através das músicas", comenta Nicholas Travi. O estilo do no novo projeto continua no rock progressivo. "O primeiro disco vai conter muitas influências, mas não vamos perder a nossa essência", afirma Lucas.

Questionados sobre os desfalques da venda de CD;s atualmente, os meninos são bem realistas. "Vamos colocar em todas as mídias virtuais, mas precisamos ter algo físico para mostrar e divulgar nosso som", diz Yan Britto.

Apesar de pouco tempo de carreira, o grupo já se apresentou em diversos eventos da capital. A competição de bandas da Coca-Cola, por exemplo, é um motivo de grande orgulho para os jovens: eles saíram pela cidade em um caminhão de vidro cantando e chamando as pessoas para votarem neles. A Ameno já tocou com bandas como Dona Cislene e Alarmes.

*Estagiária sob supervisão de Ana Letícia Leão.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação