Cidades

Dezembro terminará com menos chuva que o previsto no DF

" previsão para esta sexta-feira é de pancadas isoladas para o período da tarde. Em em 1º de janeiro de 2017, a expectativa é de sol e nebulosidade para a região

postado em 30/12/2016 09:31

A mínima registrada na madrugada foi de 17.2°C e a máxima prevista para as horas mais quentes do dia é de 29°C

O brasiliense terá uma virada de ano com calor e pouca chuva. Quem informa é a meteorologista Odete Chiesa, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). De acordo com a especialista, a previsão para esta sexta-feira (30) é de pancadas isoladas para o período da tarde. A mínima registrada na madrugada foi de 17.2;C e a máxima prevista para as horas mais quentes do dia é de 29;C. Para amanhã, ainda há possibilidade de chuva. Em em 1; de janeiro de 2017, no entanto, a expectativa é de sol e nebulosidade para a região. O quadro deve piorar a crise hídrica na região.

Leia mais notícias em Cidades

No meio da tarde desta sexta, a umidade do ar pode chegar a 50%. ;Dezembro e janeiro são os meses que mais chovem, mas dessa vez, as frentes frias que atingem a região nessa época do ano não chegaram. A ausência desses sistemas deveria ser motivo de estudo, mas nada indica que isso vai se repetir nos próximos anos. É um período muito extenso para definir alguma coisa;, explica a especialista.

Estiagem fora de época

A ausência de chuva não é uma exclusividade dos últimos dias do ano. Os registros do Inmet apontam que, em todo o mês de dezembro choveu pouco mais da metade do previsto para o período. O esperado era 246 milímetros por metro cúbico, mas as estações do instituto registraram apenas 154mm. ;A baixa nas precipitações está preocupando os agricultores da região. Quem vive em áreas rurais de Unaí (MG) por exemplo, tem nos procurado insistentemente, em busca de informações de quando o clima vai mudar. A falta de água está trazendo prejuízos;, relata Odete.

Segundo o levantamento da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), o nível da Barragem do Descoberto está em 22,62%. A leitura foi feita na tarde desta quinta-feira (29). Na manhã de quinta, a medião era de 22,71%. O reservatório de Santa Maria manteve-se estável em 42,57% durante todo o dia de ontem, mas apresentou baixa em relação a quarta-feira (28), quando marcava 42,67%.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação