;Honestidade e alegria de encarar todas as dificuldades da vida;. Assim Walberto Maciel, 54 anos, descreve o pai, o contador Jandy Franca Maciel, um dos pioneiros na área da contabilidade em Brasília ; e também ;vascaíno roxo;. Jandy, que faleceu na noite desta quinta-feira (29/12), aos 82 anos, vítima do mal de Parkinson, deixa a esposa, cinco filhos e sete netos.
O paraibano de João Pessoa chegou a Brasília aos 26 anos, quando a capital estava sendo inaugurada. Recém formado pela Universidade Federal da Paraíba, Jandy Franca encontrou nas asas do avião, o lugar para se desenvolver profissionalmente. Foi o fundador do escritório Santa Luzia de Contabilidade Geral, o terceiro registrado na cidade.
Entre os sucessos que a vida lhe permitiu alcançar, o contador ajudou a criar a Associação Comercial do Distrito Federal. Também esteve na fundação de Ceilândia, além de ser membro do Conselho da Criança e do Adolescente no governo Aimé Alcebíades Silveira Lamaison, militar que governou o DF de 1979 a 1982.
Profissional dedicado, Jandy Franca deixará saudades não só a família, mas à cidade. O velório que começou às 14h, na capela 10 do Campo da Esperança, segue até Às 17h quando o ex-contador será enterrado, na Ala dos Pioneiros.