Cidades

Rede pública de saúde do DF oferecerá diagnóstico de HPV

A partir de fevereiro, as mulheres com alteração no exame Papanicolau terão amostras encaminhadas para o Laboratório Central

postado em 03/01/2017 11:15
A partir de fevereiro, o diagnóstico da presença do papilomavírus humano (HPV) será fornecido para a população de Brasília pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal (Lacen-DF). É a primeira vez que esse exame é acessível pela rede pública. Na rede particular, o valor pode variar de R$ 800 a R$ 900. Os primeiros resultados, feitos por biologia molecular, serão entregues a mulheres infectadas que apresentaram exame de Papanicolau alterado.

Leia mais notícias em Cidades

Segundo dados da Secretaria de Saúde do DF, ao menos 500 pessoas apresentam essa condição por ano na região. Apesar de não mostrar sintomas externos nos infectados, o HPV pode causar câncer no colo do útero. Com o diagnóstico, será possível determinar qual é a incidência do vírus e a sua relação com casos de câncer cervical no DF. Além disso, o teste de laboratório será uma ferramenta a mais para reduzir as taxas de mortalidade da doença na capital do País.

O exame também permitirá acompanhar se a vacinação contra o HPV em Brasília é efetiva. Entre os casos de câncer de colo do útero, o tipo mais comum do mundo para mulheres, 99% são ligados à infecção por esse vírus. Amparada em licitação, já concluída, a empresa Biotécnica fornecerá os kits de exames ao Lacen-DF, com recursos previstos no orçamento da Subsecretaria de Vigilância à Saúde.

Com informações da Agência Brasília

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação