Cidades

Centro de Controle de Zoonoses do GDF faz campanha de adoção de animais

Para adotar um dos bichinhos, o candidato precisa ser maior de 18 anos e assinar um termo de posse, que garante que o animal terá alimentação, abrigo, assistência veterinária e lazer

postado em 05/01/2017 15:09

O órgão, que tem como função identificar e controlar doenças virais que possam afetar humanos, como a Leishmaniose e a raiva, também acolhe bichos e faz a mediação entre eles e os novos donos

Cães e gatos tratados pelo Centro de Controle de Zoonoses do Distrito Federal estão à procura de um lar. Muitos dos animais acolhidos pelo órgão têm histórico de maus-tratos ou abandono; outros foram vítimas de doenças. O órgão, que tem como função identificar e controlar doenças virais que possam afetar humanos, como a Leishmaniose e a raiva, também acolhe bichos e faz a mediação entre eles e os novos donos.

Leia mais notícias em Cidades

Para adotar um dos bichinhos, o candidato precisa ser maior de 18 anos e assinar um termo de posse, que garante que o animal terá alimentação, abrigo, assistência veterinária e lazer. Atualmente estão disponíveis 19 cães, sendo seis filhotes e 13 adultos, outros 15 gatos filhotes também estão disponíveis.

São colocados para adoção apenas animais saudáveis. Quem afirma é Laurício Monteiro, médico-veterinário da Diretoria de Vigilância Ambiental, da Secretaria de Saúde do DF. Para ele, a guarda responsável é o mais importante. ;O candidato deve fazer um exame de consciência profunda para saber se quer adotar, pois além dos cuidados básicos, o animal vai precisar de carinho e atenção;, destaca.


Após a adoção, os donos podem contar com a assistência do órgão em alguns casos
Após a adoção, os donos podem contar com a assistência do órgão em alguns casos. ;O Centro de Controle de Zoonoses se compromete a fazer a vacinação anual cães e gatos contra a raiva. Nos cães, nós fazemos o diagnóstico para descartar a possibilidade de Leishmaniose, e se a doença for outra, nós aconselhamos o dono a procurar uma clínica particular;, explica Laurício Monteiro.

Casos especiais

Mesmo saudáveis, alguns dos animais precisam de cuidados especiais. É o caso do Pittbull macho com problemas degenerativos na córnea e uma cadela com tumor venéreo transmissível (TVT), um tipo de câncer canino sexualmente transmissível que não afeta humanos. No primeiro caso, pode ser que a condição visual do cão regrida. No segundo, caso da cadela seja adotada, são garantidas outras cinco doses do tratamento de quimioterapia.

Leishmaniose e Raiva

A Raiva e a Leishmaniose fazem parte do grupo de doenças que podem afetar o ser humano. Centro de controle faz exames gratuitos para diagnosticar os animais de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h. O teste é repetido para confirmar o diagnóstico, e caso seja comprovado, o cachorro pode ser sacrificado com a permissão do dono, como recomenda o Ministério da Saúde.

Um centro de vacinação gratuita contra a raiva também funciona no local nos mesmos dias e horários. Há também pontos fixos de vacinação gratuita em Brazlândia, Ceilândia, São Sebastião, Gama, Planaltina, Recanto das Emas e Sobradinho.

Para adotar, leve:
>> Documento com foto
>> Comprovante de residência
>> Mais informações no telefone 160
O Centro de Controle de Zoonoses do DF fica na estrada do Contorno do Bosque, Setor de Áreas Isoladas Norte, Área Especial, Lote 4 (entre o Setor Militar Urbano e o Hospital de Apoio de Brasília).

Outros Centros de vacinação
O brasiliense pode contar com outros centros de vacinação de segunda-feira à sexta-feira, das 8h às 15h. Confira os endereços:
- Brazlândia- Inspetoria de Saúde, Área Especial 4, Lote 9
- Ceilândia - QNM 15 ; Módulo D, Área Especial
- São Sebastião - Rua 47 A, Lote 50
- Gama - Área Especial n; 7, Setor Central
- Planaltina - Avenida Independência, Quadra 2, Bloco J, Setor Comercial Central
- Recanto das Emas - Quadra 104/105, Lote 3, Setor Hospitalar
- Sobradinho - Quadra Central, Setor Administrativo e Cultural S/N

Com informações da Agência Brasília

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação