Cidades

Criminosos explodem caixa eletrônico em Taguatinga e fogem em seguida

Três homens são suspeitos de instalar e acionar os dispositivos de explosão. Eles fugiram do local sem levar nenhuma quantia

postado em 06/01/2017 08:09
Três homens são suspeitos de instalar e acionar os dispositivos de explosão. Eles fugiram do local sem levar nenhuma quantia
Criminosos explodiram um caixa eletrônico da agência do Banco de Brasília de Taguatinga, por volta das 4h desta sexta-feira (6/1). Três homens foram vistos descendo de um carro e instalando explosivos na porta do estabelecimento e em frente ao terminal, que emite folhas de cheque.
De acordo com o sistema de monitoramento do Banco, após a explosão, os autores fugiram sem levar nenhuma quantia. O Esquadrão Antibomda da Polícia Militar compareceu ao local para procurar resquícios de explosivos. A varredura terminou por volta de 5h50 e o local ficou aos cuidados da Polícia Civil.

Histórico de crimes

Dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Paz Social (DDP-DF) informam que, de janeiro a 21 de novembro do ano passado, foram registradas 30 ocorrências de arrombamento de caixas eletrônicos no Distrito Federal. Dessas, 26 foram de furto, sendo 19 consumados e sete tentativas; e quatro foram de roubo, sendo dois consumados e duas tentativas. Em todos os casos, os autores utilizaram explosivos, maçaricos ou outros meios de arrombamentos.
Nesse período, a região que mais apresentou registros foi o Plano Piloto, com oito casos no total. Desses, sete foram de furto ; sendo cinco consumados e duas tentativas ; e um de roubo consumado. A segunda região com mais registros foi o Setor de Indústria e Abastecimento, com quatro casos de furto consumados.

Operação Specchio

Para desarticular organizações criminosas envolvidas em explosões de terminais bancários, a DRF promove a Operação Specchio (espelho, em italiano), nome escolhido em função de os criminosos colocarem dois explosivos nos caixas eletrônicos, um em cada lado, de forma espelhada.
A 5; fase da operação e última de 2016 foi realizada em 27 de dezembro de 2016. A operação resultou na prisão de duas pessoas, no Recanto das Emas, que já tinham mandado de prisão preventiva decretado em decorrência da explosão de caixas eletrônicos do BRB de Samambaia, em 22 de novembro. Além das prisões, foram apreendidas duas pistolas Glock 9mm, com seletor de rajada, e carregadores.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação