Jornal Correio Braziliense

Cidades

Aumento de passagens expõe problemas do transporte público do DF

Sistema deficitário, excesso de gratuidades e má qualidade do serviço desafiam o Executivo e o Legislativo



Segundo dados da Secretaria de Mobilidade, a alta vai gerar uma economia de R$ 180 milhões anuais, valor insuficiente para quitar os débitos com as empresas. Na opinião de especialistas, isso não justificaria o desgaste de Rollemberg com o eleitorado e com parlamentares. O gasto anual do governo é de quase R$ 1 bilhão, o correspondente a 48,40% da receita das companhias de transporte. Com o reajuste aplicado em 2017, a expectativa é de que o índice caia para 42,68%. O Executivo culpa as gratuidades previstas em lei para não diminuir o valor pago pelas tarifas e justifica que, em tempos de crise fiscal, o importante é economizar. ;Qualquer valor é significativo. É preciso reinvestir no sistema e evitar o colapso;, justifica o secretário de Mobilidade, Fábio Damasceno.

O especialista em mobilidade urbana da Fundação Getulio Vargas Edmilson Varejão rebate: ;O transporte coletivo é subsidiado em muitas cidades do mundo, e isso não é um problema em si. A questão é que, em muitas localidades, por uma questão meramente política, os preços das passagens ficaram congelados e, agora, com a crise, o subsídio se tornou pesado. Por isso, o Brasil precisa analisar com atenção o reajuste;, afirma. Atualmente, o sistema de transporte público do DF é um dos mais deficitários do país. A operação do metrô, por exemplo, custou, em 2016, R$ 341 milhões, e a empresa conseguiu gerar R$ 148 milhões com a bilheteria. No caso dos ônibus, a desproporção é um pouco menor, mas a participação do Estado é significativa: em 2016, do R$ 1,3 bilhão em receita, 51,6% veio da venda das passagens. Por isso, o excesso de complementação do Estado, que paga a gratuidade de estudantes, idosos e deficientes, e a diferença de preço dos usuários comuns, chamada de tarifa técnica.

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