postado em 09/01/2017 19:37
Criminosos invadiram uma instituição que atende crianças e adolescente no Gama nesse fim de semana. A Associação Afago, que, desde a última segunda-feira (2/1), está de portas abertas para a realização de uma colônia de férias, teve as portas e grades arrombadas. Nas seis salas de aula, os armários foram escancarados e trabalhos das crianças, documentos, brinquedos e doces cobriam o chão.
Do local foram levados uma câmera digital, um datashow, um notebook, um aparelho celular, roupas e brinquedos, de acordo com a Polícia Civil. Uma televisão que a instituição ganhou por meio de um edital da Secretaria de Educação e três violões que eram utilizados na aula de música também estão entre os materiais roubados.
Alimentos que estavam no estoque a na cozinha também foram levados, o que pode prejudicar os 40 alunos que participam das atividades durante as férias e recebem duas refeições diárias. No período de aulas, a associação atende mais de 100 crianças e adolescentes e fornece a eles quatro refeições por dia.
Encontrar o espaço tão destruído foi desesperador para Maria Elisângela Alves de Lima, 37 anos, coordenadora do projeto. ;A gente ainda está sem acreditar. Já vínhamos numa situação complicada por conta da crise. Agora, precisamos começar praticamente do zero;, lamenta a mulher, que trabalha há quatro anos no local. De acordo com ela, esta não é a primeira vez que a instituição sofre esse tipo de dano (as outras duas ocasiões foram em 2014), e a verba que entra para outros fins muitas vezes é utilizada para suprir as perdas.
As grades haviam sido postas exatamente para dificultar as ações dos bandidos, mas não foram suficientes. ;Acaba que a gente fica refém da violência;, queixa-se a monitora Sheila Martins Rodrigues da Silva, 28, que já foi aluna e trabalha na Afago há nove anos. Para ela, o reforço do policiamento no local poderia evitar esse tipo de transtorno. ;Aqui é muito isolado e no fim de semana tem poucos policiais fazendo ronda;, conta.
Mesmo abalada, a coordenadora ainda tem esperança de concluir o trabalho de férias, mas conta que precisará de ajuda. ;Arroz e feijão ainda temos, mas estamos em busca de carne e de verduras;, relata. As atividades, que incluem música, esporte, informática e artesanato, permanecerão suspensas até o fim da semana.
Ajuda
Quem quiser ajudar pode deixar as doações na sede da AFAGO-DF, localizada na QI 06, lote 20/80 do Setor Leste no Gama. Mais informações pelo telefone 3384-0156 ou pelo afagodf@gmail.com.