Cidades

Brasília ganha linha turística com ônibus movido a biodiesel

Cada ônibus abastecido com o combustível renovável reduz emissões de CO2 equivalente ao plantio de 130 árvores por ano

postado em 12/01/2017 10:39
Cada ônibus abastecido com o combustível renovável reduz emissões de CO2 equivalente ao plantio de 130 árvores por ano
Uma nova linha de ônibus abastecidos com 20% de biodiesel adicionado ao diesel fóssil, o chamado B20, começou a circular nesta quinta-feira (12/01) na área central de Brasília. O transporte fará uma linha específica. Ela rodará ao longo do Eixo Monumental, passando pelo Memorial JK, pela Praça dos Três Poderes e Rodoviária do Plano Piloto. A passagem custa R$ 2,50.
A linha também integra áreas de bolsões de estacionamento no Parque da Cidade e no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha.De acordo com a Secretaria de Mobilidade, os ônibus operam no box 4 da plataforma A da Rodoviária do Plano Piloto. No horário de pico, os veículos saem a cada cinco minutos. Todos já estão com a nova comunicação visual do sistema.
Os ônibus, que usam 20% de combustível fabricado a partir de fontes renováveis, como óleo de soja, gordura animal, óleo de algodão e óleo de fritura usado, têm o piso mais baixo, dispensando a necessidade de escadas, além de contar com ar-condicionado. Ainda, têm câmbio automático, motor traseiro, carroceria moderna e velocidade controlada para 60 km/h. A melhoria faz parte do programa de mobilidade do governo local, o Circula Brasília. O custo para o GDF já está incluído no investimento do sistema.
Com informações da Agência Brasília

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação