Cerca de 100 catadores de lixo da Cidade Estrutural estiveram no Palácio do Buriti nesta sexta-feira (13) para reivindicar uma transição em que possam continuar gerando renda entre o fechamento do Lixão da Estrutural e a abertura do novo Aterro Sanitário do Distrito Federal. Os catadores foram recebidos no final da manhã pelo governador Rodrigo Rollemberg. Ele garantiu que o Lixão da Estrutural só será fechado quando todos os Centros de Triagem do DF estiverem funcionando normalmente.
Leia mais notícias em Cidades
[SAIBAMAIS]O governador enfatizou que os editais para a construção e reforma de sete centros de triagem já foram lançados, sendo que a abertura das propostas está marcada para o próximo mês de fevereiro. ;Em março ou abril, os centros de triagem deixarão de ser promessa e passarão a ser realidade;, garantiu.
Os catadores não querem que as atividades no Lixão da Estrutural sejam encerradas definitivamente, sem que o governo ofereça uma alternativa para a inclusão social do grupo, ou seja, organização desses trabalhadores em novo espaço, salubre, em que possam ter capacidade para gerar renda.