Levar uma vida mais saudável está entre algumas das resoluções de ano-novo mais populares. Para estimular as pessoas a praticarem exercícios e também difundir as atividades ofertadas, academias de modalidades diversas oferecem aulas gratuitas nos fins de semana. A diferença entre esses eventos e uma aula experimental tradicional é que eles reúnem mais iniciantes e ninguém fica se sentindo perdido ou envergonhado por não conseguir executar um ou outro movimento.
A administradora Thais Rangel, 24 anos, não faz nenhuma atividade física regular. Como mora em um condomínio do Guará, tem à disposição academia, piscina e tenta nadar e caminhar na esteira de vez em quando. Também gosta de pedalar e de fazer manobras com o bambolê. Essa segunda habilidade fez com que procurasse uma aula grátis de circo oferecida na academia Penduricália no último sábado pela manhã. Além dela, cerca de 50 novatos procuraram a atividade ; a maioria, mulheres ; e foram divididos em dois grupos. ;Eu estou procurando um esporte mais divertido e que trabalhe a flexibilidade;, explica Thais.
Segundo Marcelo Melo, sócio da Penduricália, a aula é dividida em construção da força, alongamento puxado, malhação e subida nos tecidos. Tudo isso com foco na parte artística dos movimentos, para não deixar de lado a arte circense. O principal benefício sentido por quem pratica é a tonificação dos músculos. Abdominal, costas e braços são as partes mais trabalhadas durante a aula, que dura cerca de duas horas.;A performance bonita e harmônica tem a ver com força muscular e flexibilidade;, detalha a professora Tallyta Torres.
A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique