Cidades

Chove apenas metade do esperado para janeiro no Distrito Federal

A tendência para os próximos sete dias não é animadora. No entanto, a situação deve melhorar nos próximos três meses

Alessandra Modzeleski - Especial para o Correio
postado em 25/01/2017 19:02

A tendência para os próximos sete dias não é animadora. No entanto, a situação deve melhorar nos próximos três meses

Em 25 dias, choveu 50% do esperado para janeiro em Brasília, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Até esta quarta-feira (25/1), choveu 125 milímetros na capital. A tendência para os próximos sete dias é de pouca chuva no DF. No entanto, a situação deve melhorar nos próximos três meses, em que o cenário de chuva será dentro do normal ou acima do esperado.

Leia mais notícias em Cidades

Situação de emergência

Por causa da situação crítica da crise hídrica na capital do país, o Governo do Distrito Federal (GDF) decretou situação de emergência pelos próximos 180 dias. Com medida, o GDF poderá realizar compra sem licitação e também pode receber repasses do governo federal. Ela também reconhece a gravidade do problema.

[SAIBAMAIS]Com o estado de emergência, a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa) fica responsável por definir restrições para o uso de água potável. No entanto, a decisão não se estende ao consumo humano. A medida atinge o fornecimento para a rede pública, para utilização domiciliar, comercial, industrial e lazer. A decisão permanece vigente durante a situação de emergência.

Racionamento

Dados da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento (Adasa-DF) mostram que, às 13h30 de hoje, o volume da Barragem do Rio Descoberto, que abastece 65% da população da capital, estava em 21,99%, e do reservatório de Santa Maria, em 40,78%. Desde o dia 16, as regiões atendidas pelo Descoberto passam por rodízio no fornecimento de água.

Nesta quarta-feira (25), 11 Regiões Administrativas serão afetadas com o rodízio de racionamento. Os moradores de Águas Claras (zona baixa), Park Way, Núcleo Bandeirante, C.A. IAPI, Candangolândia Setor de Postos e Motéis, Metropolitana, Vila Cauhy, Vargem Bonita, Ceilândia Leste, Samambaia e Taguatinga (QNJ, QNL e QNM) serão atingidos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação