Cidades

Sem profissionais, Hospital de Santa Maria não atenderá todas as grávidas

O atendimento será limitado até 13 de fevereiro. Em 2016, unidade ficou 8 meses sem realizar partos e atender gestantes

Alessandra Modzeleski - Especial para o Correio
postado em 25/01/2017 21:53
Sem médicos, o Centro Obstétrico do Hospital Regional de Santa Maria ficará com atendimento restrito a partir desta quinta-feira (26/1), até 13 de fevereiro. A medida foi uma recomendação da Coordenação de Neonatologia e de UTI Neonatal da Secretaria de Saúde. Grávidas de alto risco e baixo risco serão transferidas para outras unidades.

Em nota, a Secretaria de Saúde informou que a situação será normalizada com a chegada de novos profissionais, contratados por meio de processo seletivo. Em média, o hospital terá capacidade para atender nove gestantes diariamente, segundo a pasta. Grávidas de alto risco serão referenciadas para o Hospital Universitário de Brasília e as de baixo risco serão encaminhadas para o Hospital Regional do Gama e para o Hospital Regional da Asa Norte. Em média, serão encaminhadas três gestantes para cada unidade, diariamente.

Outra vez

Essa não é a primeira vez que a falta de profissionais qualificados fecha o Centro Obstétrico da unidade. Em 2016, a área parou de funcionar por 8 meses. A reabertura só foi possível devido à contratação de cinco pediatras, à ampliação de carga horária de outros quatro e ao remanejamento de 120 horas de um pediatra e de cinco neonatologistas do Gama.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação