Cidades

Adolescente é assassinado a tiros em frente de casa, em Luziânia

Josué Morais da Silva, de 15 anos, brincava de futebol na rua de casa quando foi alvejado por seis disparos de arma de fogo. Caso expõe violência nas cidades do Entorno de Brasília

Hellen Leite
postado em 26/01/2017 11:39
Josué Morais da Silva, de 15 anos, foi alvejado em frente a sua casa, em Luziânia. Ele jogava futebol com o irmão na rua, quando dois homens o atingiram com seis tirosO adolescente Josué Morais da Silva, de 15 anos, foi morto a tiros na frente da casa onde morava em Luziânia, cidade no Entorno do Distrito Federal. Segundo o irmão da vítima, eles estavam jogando futebol quando dois homens em um carro chegaram atirando. A polícia trabalha com a hipótese de que o jovem tenha sido confundido com outra pessoa, já que não tem perfil esperado de vítimas desse tipo de crime.

Josué não tinha passagens pela polícia e nem envolvimento com drogas. De acordo com amigos e familiares, ele era evangélico e fazia parte de uma banda de música gospel. Quem conhecia Josué lamentou a morte do garoto. ;Mais uma mãe chora, mais uma família é brutalmente desmembrada, mais uma vida é irracionalmente ceifada, milhares de sonhos, planos, desejos, são interrompidos;, diz um comentário nas redes sociais de Josué.

A Polícia Civil investiga o caso. O resultado da perícia deve demorar de dois a três meses para ser concluído.

Violência no Entorno

O Entorno de Brasília figura como na ponta de uma triste estatística. De acordo com o Atlas da violência 2016, publicado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a região, composta por 22 municípios, teve uma taxa de homicídios em 2014 de 51,85 mortes para cada 100 mil habitantes. Índice 78,1% maior que a do Brasil no mesmo período, que foi de 29,1.

Em Luziânia, cidade onde Josué foi assassinado, os casos de violência contra a pessoa aumentaram 7.3% em um ano. Quando somados os latrocínios, roubo seguido de morte, o número é ainda pior: 500% mais casos, apenas em 2016.

As estatísticas não são muito diferentes em Valparaíso de Goiás, cidade também localizada no Entorno Sul. De 2015 para 2016, os latrocínios na cidade aumentaram 71%. Em 2016, foram 24 casos de roubo seguido de morte, contra 14 ocorrências no ano anterior.

Por meio de nota, a Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária de Goiás informou que a Polícia Militar está orientada a ampliar as rondas ostensivas nas cidades vizinhas ao DF. O órgão ressalvou ainda a importância de registrar os boletins de ocorrência em todos os casos de violência. ;A recomendação é que os moradores vítimas de atos criminosos façam registro das ocorrências para que sejam procedidas as devidas investigações;, detalha o texto.



Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação