Otávio Augusto
postado em 27/01/2017 19:38
Dois dos três casos suspeitos de febre amarela em Goiás são no Entorno no DF, confirmou nesta sexta-feira (27/01) a Secretaria Estadual de Saúde do estado vizinho. A mais recente notificação é de uma gestante de 34 anos, moradora do Novo Gama, cidade distante 50km de Brasília. Uma morte em Luziânia continua sendo investigada. Após a divulgação do óbito, a procura por vacinas cresceu 30%, mas os postos de saúde do município estão desabastecidos. A situação deve ser normalizada somente em 1; de fevereiro.
A moradora de Luziânia de 58 anos que morreu em um hospital do DF chegou a ser internada com febre alta, teve uma parada cardíaca e não resistiu. A última suspeita, a gestante do Novo Gama, está internada em um hospital da cidade, mas passa bem. A Superintendência de Vigilância em Saúde de Goiás ainda aguarda o resultado de exames, para confirmar ou descartar a doença, os chamados resultado da contraprova.
Em Goiânia, a gerente em Vigilância Epidemiológica, Magna Maria de Carvalho, detalhou os casos e pediu calma à população. Ela explicou que Goiás é um estado endêmico da doença, onde sempre aparecem notificações. "Recebemos 80 mil doses por mês e em janeiro recebemos um acréscimo de mais 30 mil. Vamos reforçar a imunização. Temos locais com apenas 60% da população vacinada;, alertou. "Temos vacinas suficientes para atender a população que não tomou as duas doses da vacina ainda;, ponderou.
[SAIBAMAIS] O Correio entrou em contato com seis unidades de saúde de Luziânia, os atendentes informaram que as doses acabaram. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde do município, a procura foi maior nos últimos 15 dias.O Núcleo de Vigilância Epidemiológica disse que as doses extras serão distribuídas aos postos a partir de quarta-feira.
O Entorno recebeu menos doses em relação a dezembro do ano passado. A queda, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde de Goiás, é de 25%.Para imunizar a população do Entorno, a Secretaria de Saúde de Goiás enviou 6 mil doses da vacina em janeiro. O repasse de dezembro contou com 8 mil unidades.