Cidades

Caesb explica vazamento mostrado em vídeo que viralizou nas redes

A gravação mostra uma torre da companhia jorrando água. Segundo o órgão, trata-se de um procedimento de segurança habitual

Alexandre de Paula
postado em 28/01/2017 21:28
Imagem de vídeo de chaminé de segurança da Caesb, no GamaUm vídeo que mostra um grande vazamento de água em uma torre da Caesb viralizou nas redes sociais nos últimos dias. Na gravação, um homem indignado afirma que se trata de uma estação da companhia na altura da Ponte Alta (entre o Gama e o Recanto das Emas). ;Em pleno racionamento de água, estamos vendo aqui um verdadeiro desperdício;, reclama.
Procurada pelo Correio, a assessoria da Caesb, no entanto, explicou que se trata de um procedimento de segurança habitual, que impede danos no sistema de distribuição de água. A torre é chamada pelo órgão de chaminé de segurança e é instalada em pontos em que o volume e a pressão da água são muito fortes.
A saída da água é uma medida de segurança que impede, segundo a companhia, que os canos da adutora (como são chamadas as redes com maior diâmetro) sejam danificados. Os canos nesses locais podem chegar até a 1m de diâmetro.

[VIDEO1]
;Quando a pressão fica muito alta, há um risco para a adutora. Então, automaticamente o sistema dispara a água pela chaminé de segurança por cerca de dois minutos;, explica o assessor do órgão, José Carlos Barroso.
Assim que ocorre a retirada da água, explica José Carlos, o Centro de Controle de Operações da Companhia (Cecop) é notificado para que a pressão na região seja reduzida. ;É uma espécie de válvula de escape para evitar um mal muito maior, que seria danificar os canos da adutora;, garante.
Segundo o assessor, chaminés de segurança, como a mostrada no vídeo, estão presentes em vários pontos da cidade em que a pressão é maior justamente para evitar danos ao sistema.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação