Jornal Correio Braziliense

Cidades

Desorganização e tumulto marcam matrículas de cursos gratuitos do IFB

Inscrições começaram às 9h desta segunda-feira (30/1) no campus do Plano Piloto do instituto federal. Atrasos, falta de atendimento preferencial e pessoas furando fila revoltaram candidatos

Deficientes sem tratamento adequado


Dois candidatos deficientes que estiveram no local afirmam que não receberam o tratamento adequado. Rodrigo Silva, 25 anos, morador da Estrutural que tem dificuldade de locomoção, conta que ficou em pé das 7h, horário que chegou, até pouco depois das 10h, quando, finalmente, pôde se sentar.

O Correio também observou o caso de uma ex-funcionária do instituto que entrou direto para a área de triagem sem colocar o nome na lista.

Com a confusão envolvendo a convocação por curso, e não por ordem de chegada, a direção voltou atrás e, por volta das 11h, alterou a forma de chamar as pessoas, respeitando a ordem de nomes na lista. Perto do meio-dia, a fila se estendia até a parte externa da instituição.

O edital, divulgado na última sexta-feira (27/1), oferece 674 vagas gratuitas entre dez campos da instituição.

Nota de esclarecimento

Em nota enviada na tarde desta terça-feira (31/1), a Assessoria de Comunicação do Instituto Federal de Brasil (IFB) disse que foi surpreendida por uma demanda maior do que a esperada e que estará mais atenta nas próximas situações. Informou, ainda, que restam 65 vagas em dois campis da instituição. Leia na integra:

O IFB esclarece que foi surpreendido com a grande demanda de interessados nas vagas remanescentes oferecidas no Campus Brasilia, única unidade, entre as 10 que realizaram as matrículas, que registrou algum tipo de contratempo. A unidade disponibilizou seis servidores que tentaram atender, da melhor forma possível, o público que procurou o Instituto para preenchimento as últimas 212 vagas disponíveis no campus. A direção do IFB pede desculpa à comunidade e reforça o compromisso de estar mais atenta nas próximas situações. Vale destacar que ainda restam 65 vagas em quatro cursos dos Campi Planaltina e Taguatinga. O próximo processo seletivo do IFB acontecerá, possivelmente, no mês de abril. Informações no site www.ifb.edu.br

* Estagiário sob supervisão do editor Humberto Rezende