postado em 30/01/2017 22:06
Mais de 500 mil brasilienses serão afetadas pelo plano de redução da pressão de água nas áreas abastecidas pelo sistema Santa Maria/Torto. A implantação começou nesta segunda-feira (30/1), na Asa Norte, onde os técnicos da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) ficarão por três dias fazendo os ajustes de válvulas e registros. Segundo a assessoria da companhia. O objetivo da Caesb é alcançar uma redução entre 3% e 5% no consumo da região e não há data para suspensão da medida.
A proprietária de uma empresa de cosméticos Vanessa Moura Prad, não ficou tranquila com a notícia do novo plano. ;Se faltar água, terei de fechar o salão. Meu empreendimento depende basicamente dela para os serviços oferecidos, como lavar os cabelos e fazer escova. Mesmo pagando as contas em dia, que chegou em dezembro a custar R$ 300, questiono sobre os investimentos feitos pela Caesb. Estamos passando por tudo isso porque não houve planejamento da companhia", critica.
Segundo a síndica Maria da Guia, responsável pelo edifício onde está instalado o salão de Vanessa, o prédio conta com 35 lojas. "Aqui corre o risco de ficarmos sem água", constatou. O dono de um pet shop na comercial da 310 Norte Rafael Zille espera que o plano contribui para reduzir a crise hídrica. ;Caso realmente se esgotem as possibilidades, terei de suspender os serviços de banho e tosa, o que representa 35% da minha receita;, considera.
Abel Oliveira Valente, proprietário de uma padaria, não havia tido próblema com o abastecimento do estabelecimento até o início da tarde de ontem. ;A água daqui vem da rua e está com pressão normal,; garantiu.
[SAIBAMAIS]A lavanderia que fica ao lado da padaria conta com uma caixa d;água com volume de 1 mil litros para a lavagem de 1,2 mil peças por semana. Segundo a funcionária Simone Aparecida Rodrigues da Silva, os serviços estão sendo executados sem problemas.
Os procedimentos de redução da pressão da água nas cidades abastecidas pelo Sistema Santa Maria/Torto também chegarão à Asa Sul, Noroeste e Sudoeste em 2 de fevereiro. Veja o calendário completo abaixo.
A assessoria da Caesb informou que a redução será feita por meio de válvulas localizadas em diversas áreas. Algumas localidades são abastecidas diretamente por reservatórios e não sofrerão, inicialmente, redução de pressão, são elas: Cruzeiro, Octogonal, SIA, SCIA, SMU, Cidade Estrutural, Varjão, Taquari e Jardins Mangueiral.
O critério para a escolha das regiões para redução de pressão e racionamento, segundo a companhia, ;baseia-se na distribuição geográfica das cidades abastecidas, respetivamente, pelos sistemas isolados, Descoberto ou Santa Maria/Torto".
O volume útil do Descoberto ficou com 24,08% e o de Santa Maria, com 40,42%, segundo medição da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa) feita nesta segunda (30).
Confira o calendário do plano de redução de pressão da água:
02/02 ; Asa Sul, Noroeste e Sudoeste
06/02 ;Lago Norte
09/02 ; Lago Sul
13/02 ; Jardim Botânico
15/02 ; Paranoá, Itapoã e Setor de Mansões do Lago Norte
17/02 ; SOF-Sul, Condomínio Park Sul Prime Residence e Living Superquadra Park Sul