Cidades

Comerciantes da Asa Norte comentam primeiro dia de pressão reduzida de água

Crise hídrica levou a Caesb a adotar a medida de contenção também nas regiões abastecidas pelo sistema Santa Maria/Torto

postado em 30/01/2017 22:06
A lavanderia em que Simone trabalha conta com caixa d'água para abastecimento
Mais de 500 mil brasilienses serão afetadas pelo plano de redução da pressão de água nas áreas abastecidas pelo sistema Santa Maria/Torto. A implantação começou nesta segunda-feira (30/1), na Asa Norte, onde os técnicos da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) ficarão por três dias fazendo os ajustes de válvulas e registros. Segundo a assessoria da companhia. O objetivo da Caesb é alcançar uma redução entre 3% e 5% no consumo da região e não há data para suspensão da medida.

A proprietária de uma empresa de cosméticos Vanessa Moura Prad, não ficou tranquila com a notícia do novo plano. ;Se faltar água, terei de fechar o salão. Meu empreendimento depende basicamente dela para os serviços oferecidos, como lavar os cabelos e fazer escova. Mesmo pagando as contas em dia, que chegou em dezembro a custar R$ 300, questiono sobre os investimentos feitos pela Caesb. Estamos passando por tudo isso porque não houve planejamento da companhia", critica.
Segundo a síndica Maria da Guia, responsável pelo edifício onde está instalado o salão de Vanessa, o prédio conta com 35 lojas. "Aqui corre o risco de ficarmos sem água", constatou. O dono de um pet shop na comercial da 310 Norte Rafael Zille espera que o plano contribui para reduzir a crise hídrica. ;Caso realmente se esgotem as possibilidades, terei de suspender os serviços de banho e tosa, o que representa 35% da minha receita;, considera.

Abel Oliveira Valente, proprietário de uma padaria, não havia tido próblema com o abastecimento do estabelecimento até o início da tarde de ontem. ;A água daqui vem da rua e está com pressão normal,; garantiu.

[SAIBAMAIS]A lavanderia que fica ao lado da padaria conta com uma caixa d;água com volume de 1 mil litros para a lavagem de 1,2 mil peças por semana. Segundo a funcionária Simone Aparecida Rodrigues da Silva, os serviços estão sendo executados sem problemas.

Os procedimentos de redução da pressão da água nas cidades abastecidas pelo Sistema Santa Maria/Torto também chegarão à Asa Sul, Noroeste e Sudoeste em 2 de fevereiro. Veja o calendário completo abaixo.
Dono de pet shop, Rafael torce para que a medida dê certo, pois, sem água, perderá até 35% da receita
A assessoria da Caesb informou que a redução será feita por meio de válvulas localizadas em diversas áreas. Algumas localidades são abastecidas diretamente por reservatórios e não sofrerão, inicialmente, redução de pressão, são elas: Cruzeiro, Octogonal, SIA, SCIA, SMU, Cidade Estrutural, Varjão, Taquari e Jardins Mangueiral.
O critério para a escolha das regiões para redução de pressão e racionamento, segundo a companhia, ;baseia-se na distribuição geográfica das cidades abastecidas, respetivamente, pelos sistemas isolados, Descoberto ou Santa Maria/Torto".

O volume útil do Descoberto ficou com 24,08% e o de Santa Maria, com 40,42%, segundo medição da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa) feita nesta segunda (30).

Confira o calendário do plano de redução de pressão da água:

02/02 ; Asa Sul, Noroeste e Sudoeste
06/02 ;Lago Norte
09/02 ; Lago Sul
13/02 ; Jardim Botânico
15/02 ; Paranoá, Itapoã e Setor de Mansões do Lago Norte
17/02 ; SOF-Sul, Condomínio Park Sul Prime Residence e Living Superquadra Park Sul
A síndica Maria da Guia teme que o edifício de 35 lojas que administra fique desabastecido

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação