Cidades

Sem atendentes, número de emergência 190 deixa vítimas sem socorro

No caso mais grave, um assaltante rendeu funcionários do posto de combustível Shell da 307/308 Norte. Uma testemunha ligou para o número, porém não havia rádio operadores disponíveis

postado em 01/02/2017 12:52
O número 190 da Polícia Militar deixou ao menos duas vítimas sem socorro em ocorrências na madrugada desta quarta-feira (1/2). No caso mais grave, um assaltante rendeu funcionários do posto de combustível Shell da 307/308 Norte. Uma testemunha ligou para o número de emergência do Centro Integrado de Atendimento e Despacho (Ciade) para comunicar o caso, porém não havia rádio operadores disponíveis no momento.

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De acordo com o boletim de ocorrência, um homem chegou para abastecer o carro no local, mas não viu nenhum atendente. Após buzinar algumas vezes e ninguém responder, suspeitou de roubo e ligou para o 190. Criminosos levaram produtos da loja de conveniência e pertences dos frentistas.

De acordo com a Divisão de Comunicação da Polícia Civil, o gerente do posto compareceu a delegacia na manhã de hoje, e relatou que o assaltante entrou na loja de conveniência e, antes de anunciar o assalto, aguardou a saída do cliente que estava no local. O criminoso estava armado com uma pistola, e mandou que o frentista entregasse o dinheiro que tinha e deitasse no chão.

Também exigiu que a vendedora que entregasse o dinheiro do caixa e pegou 2 garrafas de wisky, 1 lata de redbull, 11 carteiras de cigarros, 14 isqueiros e 15 papel smoking colocando-os na mochila que carregava. O assaltante fugiu do local logo em seguida.

Poucos funcionários

Um trabalhador do Quiosque Moranguinho, no Lago Norte, também se frustrou ao acionar o 190 pára pedir socorro. Ele trabalhava no local quando usuários de drogas o abordaram e pediram seu carro emprestado. Ao recusar, a vítima foi ameaçada e tentou ligar para a polícia.

No histórico da ocorrência, um militar explicou que as mesas de despacho foram reduzidas de 11 para sete, sendo um rádio operador para duas mesas. Durante o horário de refeição dos funcionários, a proporção é de um funcionário para quatro mesas, o que aumenta o tempo de resposta das equipes da PM que estão nas ruas. Para piorar, em vários momentos as solicitações são simultâneas nos rádios, o que dificulta ainda mais a resposta da Ciade em tempo satisfatório.

A Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social (SSP-DF) informou, em nota, que está apurando o caso e ressalta que eventuais falhas não fazem parte do histórico da Central Integrada de Atendimento e Despacho (Ciade), "que tem trabalhado sempre de forma a atender com rapidez e qualidade a população do Distrito Federal em situações de emergências."

A pasta ressaltu ainda que buscará o esclarecimento dos fatos dentro do prazo legal. Segundo a secretaria, a Ciade ; responsável pelas chamadas dos telefones 190 (Polícia Militar), 193 (Corpo de Bombeiros, 199 (Defesa Civil) e os internacionais 911 e 112 ; atende uma média de 10 mil ligações por dia.

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