Isabella Conte*
postado em 04/02/2017 07:15
Com a chegada de fevereiro, a expectativa do brasiliense para o carnaval está a todo vapor. Vários eventos de pré-carnaval têm data marcada, alguns deles, neste fim de semana. Dos 44 bloquinhos cadastrados, cinco terão programação entre hoje e amanhã. A expectativa é que, antes mesmo dos quatro dias oficiais de festa, pelo menos 215,6 mil brasilienses caiam na folia. O subsecretário de Integração de Operações de Segurança Pública (SIOSP), Leonardo José Rodrigues de Sant;anna, afirma que o aumento do número de blocos e pessoas nas ruas, nestes últimos três anos anos, só foi possível graças a uma parceria com outras entidades. ;Foi uma iniciativa realizada pelas secretarias de Cultura e Turismo. Eles foram espetaculares quando trouxeram essa nova concepção do carnaval do DF.;
Um dos eventos confirmados para amanhã é o bloco Virgens da Asa Norte. Apesar do nome, a folia vai ocorrer no estacionamento atrás do Conic, das 10h às 20h. Os organizadores da festa, Angélica Fornazier, 42 anos, e Henrique Aragão, 32, contam que serão diversas atrações, como DJs, food trucks, oficinas, trio elétrico, orquestras e, é claro, a eleição da rainha das virgens. ;A gente preparou um evento para 10 mil pessoas, de adultos a crianças. O nosso objetivo é que o pessoal possa realmente liberar o lado lúdico e brincar o carnaval;, afirmam.
[SAIBAMAIS]Quem está muito animado é o estudante Francisco Novaes, 20 anos. Ele comparecerá à festa Imagina no Carnaval com Aparelhinho, que tem por objetivo arrecadar fundos para o bloco de carnaval Aparelhinho, que sairá em 27 de fevereiro. ;Esta é a primeira vez que vou à festa, mas tenho certeza de que será um evento com muita alegria e animação. Também vai ser importante porque o dinheiro vai todo para o bloco, o que contribui para que o carnaval não suma das ruas;, comemora.
Também hoje, o bloco Eixo 44 promoverá, das 15h às 20h, um evento com muita conscientização. Leila NegaLaive, 48, uma das organizadoras, conta que a proposta é promover uma tarde com muito bate-papo. ;O evento vai ser no estilo isoporzinho. Cada um leva o que quiser e ocupamos a Praça Central de Planaltina para dar visibilidade ao nosso movimento de mulheres lésbicas, bissexuais e transexuais;, explica. De acordo com ela, o evento, que leva o nome Isoporzinho 44, tem como objetivo ocupar espaços públicos como forma de liberdade de expressão e de visibilidade e é uma prévia do bloco que sairá dia 26 de fevereiro. ;A gente vai discutir e reivindicar direitos, como a questão da violência sofrida por essas mulheres em locais públicos e a falta de respeito. Mesmo sendo um evento mais focado no grupo LBT (Lésbicas, Bissexuais e Transexuais), estaremos abertos a todos que quiserem vir conversar e lutar pelos direitos das mulheres.;
O brasiliense poderá curtir o fim de semana sem preocupações, já que a Secretaria de Cultura garantiu que há estrutura de governo suficiente para atender a todas as demandas, garantindo segurança e conforto à população.
* Estagiária sob supervisão de Mariana Niederauer