Cidades

Chuvas e céu encoberto devem atrapalhar brasilienses a ver eclipse lunar

O eclipse penumbral está previsto para acontecer a partir das 20h34 desta sexta-feira. Previsão do horário prevê chuva e céu encoberto

postado em 10/02/2017 11:00
Em Brasília e nas demais cidades em que está em vigor o horário de verão, o fenômeno tem início previsto para as 20h34. A fase máxima do eclipse está prevista paras as 22h44 de hojeO eclipse lunar penumbral que marcará a chegada da lua cheia na noite desta sexta-feira (10/2) dificilmente será apreciado pelos brasilienses. Segundo o Instituto Nacional de Metereologia (Inmet), a previsão do tempo para o horário do evento - início às 20h34 e ápice as 22h44 - é de céu nublado a encoberto com pancadas de chuva e trovoadas.

O Inmet mantém desde a tarde de quinta-feira (9/2) um alerta amarelo de precipitações intensas, com risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores e leves alagamentos. Devem ser registrados nesta sexta-feira ventos intensos (entre 40 e 60 km/h) e fortes chuvas (entre 20mm a 50mm).

Fenômeno


[SAIBAMAIS]O eclipse penumbral é um fenômeno astronômico que ocorre quando a lua entra na região da penumbra da Terra e resulta em uma variação de brilho no satélite que dificilmente é notada.
A sombra projetada pela Terra tem duas partes denominadas umbra e penumbra. A umbra é uma região em que não há iluminação direta do Sol, e a penumbra é uma região em que apenas parte da iluminação é bloqueada.

O eclipse desta sexta poderá ser visto em todo o Brasil e em países de Ásia, Europa, África, do Oriente Médio e das Américas do Sul e do Norte.

Cometa 45P/Honda-Mrkos-Pajdu;áková


No sábado (11/2), será a vez de o cometa 45P/Honda-Mrkos-Pajdu;áková passar perto da órbita da Terra. Segundo o Observatório Astronômico de Lisboa, em Portugal, o cometa percorre uma órbita elítica de período curto, cruzando a órbita da Terra a cada 5,25 anos. No entanto, a passagem do cometa só poderá ser vista por meio de telescópio.
Com informações da Agência Brasil.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação