Cidades

Presidente do Metrô-DF convida chilena presa em estação para apresentação

Artista foi detida na quarta-feira (8/2), enquanto cantava na estação Shopping do metrô. Vídeo da ação dos agentes repercutiu na internet

Alessandra Modzeleski - Especial para o Correio
postado em 10/02/2017 13:31
O presidente do Metrô-DF, Marcelo Dourado, também é músico
Após ser presa por cantar na estação Shopping do Metrô-DF, agora, a artista chilena é procurada pelo presidente da companhia para uma nova apresentação. Marcelo Dourado quer convidar Alexandra Andrea Briones para cantar no projeto Estação Metrô Cultura, que tem o objetivo de levar música às paradas do transporte público.

Músico, o presidente toca violão e já cantou na noite. ;Essa questão cultural é muito importante para mim e não queria que ficasse nenhum mal entendido nesse episódio;, explicou. Marcelo afirmou que pediu um relatório sobre a atuação dos agentes de segurança do Metrô para apurar a abordagem usada durante a prisão da mulher.

A artista chilena foi presa, na noite de quarta-feira (8/2), enquanto estava com uma caixa de som e um microfone cantando músicas latinas na estação de metrô. Passageiros do transportes filmaram a abordagem dos agentes e publicaram nas redes sociais. Muitas pessoas criticaram a forma que os seguranças prenderam Alexandra, que é derrubada no chão para ser algemada nas filmagens.
Imagem mostra mulher sendo imobilizada por seguranças

Marcelo explicou que há um regulamento para apresentações nas estações, por uma questão de segurança. ;Há espaços em que não se pode ter música, como as plataformas, em que a sonorização da chegada dos trens é muito importante;, explicou. Nos corredores, artistas também não podem se apresentar. ;Muita gente passa no local com pressa para pegar o trem e ir para casa;, argumentou.

Desde o episódio, os assessores e o próprio presidente tentam entrar em contato com Alexandra, sem sucesso. ;Eu ouvi a voz dela e é linda. Assim que ela entrar em contato, quero formalizar o convite;, disse.

A prisão

A artista de rua do Chile Alexandra Andrea Briones Silva, 24 anos, foi presa na estação Shopping do Metrô por ;perturbação do trabalho e sossego alheio;. Ela estava com uma caixa de música e um microfone cantando músicas latinas. A mulher estava com um lenço estendido no chão pedindo dinheiro, prática proibida no local.

[SAIBAMAIS]Em depoimento, a mulher disse que está no Brasil há aproximadamente quatro meses e que ;não causou perturbação;, estava apenas ;expondo sua arte;. A artista disse que queria terminar a apresentação e os seguranças desligaram o aparelho. Alegou que ;ficou nervosa e tentou impedi-los, sendo contida e caindo no chão;. A estrangeira assinou um Termo Circunstanciado, foi encaminhada para o Instituto de Medicina Legal (IML) para exame de corpo de delito e foi liberada.

Em nota, a Companhia do Metropolitano do DF (Metrô-DF) disse ;lamentar o incidente ocorrido; e que ;as imagens foram registradas pelas câmeras de segurança. Os agentes tentaram dialogar, mas foram agredidos pela artista;. Ainda assim, o Metrô-DF diz que vai instaurar um procedimento para investigar a ação dos seguranças.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação