Cidades

Veja quais blocos vão agitar o pré-carnaval no DF neste fim de semana

O Suvaco da Asa e outros três blocos vão desfilar nas ruas da cidade no sábado (11/2) e no domingo (12)

Deborah Fortuna
postado em 10/02/2017 22:36
Às 19h do sábado começa a diversão das crianças no Suvaquinho da Asa
A duas semanas do carnaval, a folia toma conta das ruas de Brasília. Um dos blocos mais tradicionais da cidade promete arrastar milhares de foliões neste fim de semana. O Suvaco da Asa deve reunir quase 100 mil pessoas ao som de muito frevo neste sábado (11/2). A partir das 10h, o Suvaquinho coloca os pequenos foliões para dançar em frente à Funarte, no Eixo Monumental. Na 12; edição do desfile, o Suvaco homenageará o Galinho de Brasília ; o bloco de inspiração pernambucana que comemora 25 anos de muito frevo. Outra novidade é que, este ano, em uma parceria com a Secretaria de Estado da Criança, haverá uma campanha contra o trabalho infantil e contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.

E não são apenas os blocos tradicionais que vão colocar os estandartes na rua neste fim de semana. O alternativo Vai Com as Profanas faz sua estreia, em uma junção da festa popular Mimosa com a marca Conspiração Libertina, de produtos feministas. No ano passado, o grupo realizou o carnaval fora de época em agosto. A estimativa é que 3 mil pessoas compareceram ao evento. Por causa do sucesso, o bloco sairá no sábado, a partir das 15h, da Praça Central do Setor Comercial Sul.
Para Carol Ferrare, uma das organizadoras, o grande lema é o respeito às diferenças. Eles se denominam ;tropical-feminista; ; a fusão da estética e da música do tropicalismo com a ideologia feminista. Entre as músicas que animarão a festa, interpretações de Caetano Veloso, Gal Costa e de outras inspirações brasileiras. Para Carol, todo mundo é mais que bem-vindo a fazer parte do bloco, mas não há espaço para qualquer tipo de preconceito. ;Neste carnaval, espero que todo mundo respeite todo mundo. As pessoas podem festejar sem briga e sem assédio.;

No domingo, a folia continua. A Praça dos Prazeres, na 201 Norte, recebe o Maria Vai Casoutras, uma banda de percussão formada exclusivamente por 24 mulheres. No repertório, músicas para todos os gostos. A festa começa com as marchinhas, para atrair o público infantil, e depois vai dos clássicos do axé até o samba, o reggae e o funk, para agradar os adultos. A concentração começa às 15h e a saída será às 18h30, com percurso na própria quadra. Tatiana Gushiken, uma das organizadoras, afirma que é a terceira edição do bloco, mas que a banda começou há cinco anos. A ideia é trazer muita diversão para o público.

Programe-se para o pré-carnaval

; Suvaco da Asa
Sábado, em frente à Funarte ;
Eixo Monumental

; Vai Com as Profanas
Sábado, no Setor Comercial Sul ;
Praça Central

; Maria Vai Casoutras
Domingo, na Praça dos Prazeres ;
201 Norte

; Bloco do Agô
Domingo, no Estacionamento 13,
Parque da Cidade

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação