Cidades

Mesmo com chuva, Suvaco da Asa anima pré-carnaval no DF

Trânsito da Via N1 está sendo desviado para a Via Contorno do Estádio Nacional

postado em 11/02/2017 15:51
[VIDEO1]
Apesar da chuva que cai em grande parte do Distrito Federal neste sábado (11/2), os foliões, ansiosos pelo carnaval, já ocupam as faixas do Eixo Monumental, em frente à Funarte. De acordo com a Polícia Militar, cerca de 10 mil pessoas já estão no local. A organização do evento estima que, pelo menos, 100 mil pessoas devam comparecer à festa. Para garantir a segurança dos brasilienses, o trânsito da Via N1 está sendo desviado para a Via Contorno do Estádio Nacional.


O bloco Maria vai Casouras abriu a festa para os adultos, por volta das 15h deste sábado. Mais cedo, cerca de 300 pessoas, entre pequenos e adultos, curtiram a folia no Suvaquinho da Asa, período do bloco dedicado à folia infantil. O bloco adulto do Suvaco deve sair às 17h.

Noé e sua trupe marcaram presença no carnaval do DF neste ano
Um grupo liderado pelo arquiteto Juliano Carvalho, 35 anos, marcou presença na farra fantasiado de Arca de Noé. Alem do personagem bíblico, seis pessoas representam os animais: pavão, flamingo, jacaré, zebra e ovelha. "Estamos falando do dilúvio que sempre ocorre nesta época do ano em Brasília. Quero que todos nós sobrevivamos a outras catástrofes , como o golpe parlamentar no país", disse Juliano.

[SAIBAMAIS] Mais de 100 mil pessoas são esperadas para a folia de hoje. Com ou sem chuva. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), hoje o céu ficará encoberto, com possibilidade de chuviscos à tarde, e chuva pela manhã. ;O Suvaco da Asa é molhado mesmo;, brinca um dos diretores da agremiação, Pablo Feitosa, de 43 anos.

Em 2017, uma novidade: o desfile homenageará o Galinho de Brasília ; o bloco de inspiração pernambucana que comemora 25 anos de muito frevo. Os dois grupos compartilham esse amor por Pernambuco. ;Para o pernambucano, carnaval é frevo. Nós esperamos um ano inteiro por essa data;, explica Feitosa. Para animar o público, o evento vai contar com muitas atrações, como oficinas de percussão e criação de instrumentos musicais a partir de materiais recicláveis. Além dos grupos musicais Patubatê, Calango Careta, Maria Vai Casoutras, Martinha do Coco, Orquestra Popular Marafreboi e DJ Igor Fearn.

Outros blocos

E tem bloco estreante neste fim de semana. O alternativo Vai Com as Profanas faz sua estreia na festa de Momo. No ano passado, o grupo realizou um festejo fora de época, em agosto. A estimativa é que 3 mil pessoas tenham comparecido ao evento no ano passado. Por causa do sucesso, o bloco sairá hoje, a partir das 15h, na Praça Central do Setor Comercial Sul. No domingo, a festa continua. A Praça dos Prazeres, na 201 Norte, recebe o Maria Vai Casoutras, uma banda de percussão formada exclusivamente por 24 mulheres. A concentração começa às 15h e a saída será às 18h30, com percurso na própria quadra.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação